Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Em relação ao trauma torácico: I- A drenagem inicial de 1500 ml de sangue em um paciente com hemotórax traumático é indicação absoluta de toracotomia de urgência. II- Em pacientes com tórax instável, a principal responsável pelo comprometimento respiratório costuma ser a contusão pulmonar associada. III- A toracotomia, na sala de emergência, está indicada para pacientes com trauma torácico contuso, que chegam com atividade elétrica miocárdica, sem pulso. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A
Apenas a afirmativa I está correta
B
Apenas a afirmativa II está correta
C
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
D
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
E
Nenhuma afirmação está correta
Paciente de 35 anos de idade apresenta 3 horas de evolução de dor em flanco direito, de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. Nega febre. Relato anterior de história semelhante, com análise de cálculo formado por oxalato de cálcio. Ao exame apresenta-se afebril e com Giordano positivo a direita. Realizou TC de abdome que demonstrou cálculo de 0.4 cm em ureter proximal direito. Assinale a assertiva correta.
Quais são as patologias que devem estar incluídas obrigatoriamente, seguindo as evidências científicas atuais, em todos os protocolos de triagem neonatal?
Quanto aos fatores de risco para paralisia cerebral, é CORRETO afirmar que:
Paciente, sexo feminino, 36 anos de idade, grávida de oito meses, vítima de acidente automobilístico há um hora (colisão frontal), trazida à sala de emergência pelo SAMU, encontrando-se acordada, porém desorientada, em ventilação espontânea, eupneica, com movimentação espontânea dos membros, fásica, com discurso desconexo e abertura ocular espontânea. Referia dor em hemitórax direito. Na ocasião do acidente, seu marido dirigia o carro e faleceu na colisão. Ao exame físico, mostrava-se descorada ++/ IV. Pulso: 120 bpm, filiforme. Pressão arterial: 100X60 mmHg. Presença de dor à palpação da parede torácica anteroIateral direita, com crepitação e se evidenciando grande equimose local. Restante do exame físico era normal. Em relação à condução desse caso, é correto afirmar:
Compartilhar