Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Em relação ao tumor carcinoide gástrico, é correto afirmar:

A
raramente são encontradas metástases em tumores menores que 5 cm.
B
é raro e sua incidência vem diminuindo.
C
nem a somatostatina, nem seus análogos, têm efeito na proliferação das células enterocromafins.
D
quando são do tipo II (associados a ZollingerEllison ou MEN1) têm maior potencial de malignidade do que os carcinoides de outras localizações.
E
a hipergastrinemia que resulta no estímulo das células enterocromafins aumenta a produção de histamina, que estimula a proliferação celular e as atipias.
Cerca de 8% das pessoas nos países ocidentais têm apendicite em algum momento de suas vidas, com uma incidência máxima entre 10 e 30 anos de idade. Sobre aspectos diversos do apêndice, indique a opção CORRETA.
Um paciente de 25 anos foi submetido à orquectomia direita para tratamento de tumor de testículo, com diagnóstico anatomopatológico de tumor de células germinativas não seminomatosas. O local mais comum de recorrência tardia desse tumor é:
A utilização de cateter venoso central é contraindicação relativa ao uso de:
Mariana tem dois anos de idade e queixa-se de dor intensa no braço esquerdo e limitação de movimentos. Ao exame, apresenta: incapacidade de flexão e pronação do cotovelo esquerdo. A mãe relata que a criança foi segurada pelo braço e erguida do chão de forma brusca e violenta pelo pai. A principal suspeita é de:
Compartilhar