Em relação ao uso de substâncias psicoativas, qual a alternativa correta?
A
O “pulmão de crack” assemelha-se, clinicamente, ao quadro de pneumonia grave, podendo evoluir para o óbito.
B
A cocaína provoca alterações das funções mentais após 10 minutos de seu uso, independentemente da via ser sob forma de pó, injetada ou fumada.
C
O crack tem ação semelhante à das anfetaminas, sendo ambas as substâncias sintéticas disseminadas no Brasil.
D
O uso do crack causa danos agudos e crônicos ao organismo, sendo o sistema reprodutivo, o cérebro e os pulmões os mais atingidos, sendo mínimas as alterações cardiovasculares.
E
O uso da cocaína, durante a gestação, provoca retardo do desenvolvimento fetal, malformações cardiovasculares e glaucoma congênito.
Outras questões
Um recém-nascido de termo, adequado para a idade gestacional, do sexo masculino, desenvolve icterícia intensa (bilirrubina indireta de 18 mg/dL e direta de 0,8 mg/dL) no segundo dia de vida e os exames revelam deficiência enzimática. Das enzimas citadas, a mais comumente envolvida nestes casos é
Baseie-se no texto a seguir para responder à questão: Um motociclista de 20 anos colide com um carro, sendo arremessado a cerca de sete metros. É feita a intubação orotraqueal no local. Na chegada ao pronto-socorro, a cânula de intubação está bem posicionada e fixada. Nota-se crepitação à palpação dos arcos costais do terço médio do hemitórax esquerdo, havendo diminuição do murmúrio vesicular em terço médio e inferior de ambos hemitórax. PA: 170 × 110 mmHg; P = 140 bpm (em membros superiores); Glasgow: 5; FAST (Focused Assessment with Sonography in Trauma): negativo. Pelve: estável. Membros inferiores sem pulsos arteriais palpáveis. Sem fraturas de extremidades. Principal achado nos exames de imagem que deve chamar a atenção para o diagnóstico suspeitado:
Em relação à úlcera venosa, assinale a alternativa INCORRETA.
Considere as seguintes afirmações a respeito de doenças oportunistas na AIDS. I. A ocorrência de cefaleia intensa associada ao comprometimento da visão sugere o diagnóstico de criptococose cerebral. A Punção lombar tem valor diagnóstico, prognóstico e terapêutico. O tratamento com antifúngicos sistêmicos se impõe. II. Tosse seca, dispneia progressiva e poucas alterações ao RX de tórax sugerem o diagnóstico de Pneumonia por Pneumocystis jiroveci. Uma desidrogenase láctica (DHL) sérica elevada reforça o diagnóstico. Corticosteroides estão sempre indicados, por se associarem com menor mortalidade. III. Reação de Mantoux com pápula de 6mm de diâmetro indica necessidade de investigação da ocorrência de tuberculose ativa. Na ausência de tuberculose está indicado o uso de profilaxia com isoniazida por seis meses. IV. A ocorrência de sinais neurológicos focais em paciente portador do HIV sugere o diagnóstico de Toxoplasmose cerebral. O tratamento com Sulfadiazina + Pirimetamina + Ácido folínico está indicado mesmo que não se disponha de exames radiológicos e sorológicos que confirmem a hipótese diagnóstica. Marque a opção CORRETA: