Questões na prática

Pediatria

Psiquiatria

Doenças Respiratórias

Em relação ao uso de substâncias psicoativas, qual a alternativa correta?

A
O “pulmão de crack” assemelha-se, clinicamente, ao quadro de pneumonia grave, podendo evoluir para o óbito.
B
A cocaína provoca alterações das funções mentais após 10 minutos de seu uso, independentemente da via ser sob forma de pó, injetada ou fumada.
C
O crack tem ação semelhante à das anfetaminas, sendo ambas as substâncias sintéticas disseminadas no Brasil.
D
O uso do crack causa danos agudos e crônicos ao organismo, sendo o sistema reprodutivo, o cérebro e os pulmões os mais atingidos, sendo mínimas as alterações cardiovasculares.
E
O uso da cocaína, durante a gestação, provoca retardo do desenvolvimento fetal, malformações cardiovasculares e glaucoma congênito.
Um homem de 49 anos procura a emergência com queixa de cefaleia, fotofobia e diminuição do nível de consciência. Sua mãe teve hemorragia subaracnoidea aos 56 anos. O paciente era previamente hígido, tendo feito controle de saúde recentemente. Ao exame físico apresentava PA 148/84 mmHg e rigidez de nuca discreta. A TC de crânio não apresentava alterações. Qual a conduta apropriada para o manejo desse paciente?
Lactente de dois anos, eutrófico, é atendido na emergência com quadro de oligúria e edema de membros inferiores. A mãe relata que há quinze dias a criança apresentou diarreia aguda que evoluiu em dois dias para diarreia sanguinolenta. Os exames laboratoriais demonstram densidade urinária baixa, proteinúria mais, anemia e trombocitopenia moderadas ureia e creatinina séricas elevadas. A coprocultura para E. coli enteropatogênica é negativa. Com base nesses dados, o diagnóstico mais provável é:
Sobre a anatomia cirúrgica da região ínguinocrural, é incorreto afirmar:
Para uma paciente pós-menopausada, sem fogachos, com queixa de dispareunia e secura vaginal, a conduta proposta seria:
Compartilhar