Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Em relação ao uso de inibidor da enzima conversora da angiotensina ou do bloqueador do receptor de angiotensina II, é correto afirmar que

A
em pacientes com estenose da artéria renal bilateral significativa, ou rim único estenosado, têm sua indicação mais precisa, pela redução que causam na pressão intraglomerular, melhorando a filtração renal nesses pacientes.
B
atuam predominantemente na arteríola eferente, diminuindo a pressão intraglomerular, e seu uso, em situações de insulto isquêmico é recomendado na prevenção de insuficiência renal aguda como droga renoprotetora.
C
são sabidamente renoprotetores e antiproteinúricos, devendo ser a primeira opção no paciente com diabete melito.
D
em situações de clearance de creatinina abaixo de 5 mL/min, as referidas drogas, como renoprotetoras, aumentam a pressão glomerular e, portanto, deverão sempre ter seu uso recomendado.
E
em pacientes com diabete melito e hipoaldosteronismo hiporeninêmico, o uso destas drogas diminui significantemente o risco de hipercalemia.
Qual o tipo de câncer mais comum em cabeça e pescoço?
RN a termo, com peso 2500g é trazido ao médico com 20 dias de vida por choro à manipulação desde o 4º dia de vida. Sua mãe não fez o pré-natal. Ao exame físico, estava em regular estado geral, com palidez cutâneo-mucosa, fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito e baço palpável a 2,5cm do rebordo costal esquerdo. Rx de ossos longos revela lesões periostais no úmero bilateralmente. O diagnóstico mais provável é:
Primigesta de 38 anos, na décima sexta semana de gravidez, relatou perda sanguínea vaginal intermitente. A medida da altura do fundo uterino foi de 24 cm, os batimentos cardíacos fetais estavam inaudíveis ao sonar e a dosagem beta-gonadotrofina coriônica foi de 300.000Ul/ml. A causa provável do sangramento é:
Na Síndrome dos ovários policísticos, não encontramos:
Compartilhar