Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Em relação ao uso de inibidor da enzima conversora da angiotensina ou do bloqueador do receptor de angiotensina II, é correto afirmar que

A
em pacientes com estenose da artéria renal bilateral significativa, ou rim único estenosado, têm sua indicação mais precisa, pela redução que causam na pressão intraglomerular, melhorando a filtração renal nesses pacientes.
B
atuam predominantemente na arteríola eferente, diminuindo a pressão intraglomerular, e seu uso, em situações de insulto isquêmico é recomendado na prevenção de insuficiência renal aguda como droga renoprotetora.
C
são sabidamente renoprotetores e antiproteinúricos, devendo ser a primeira opção no paciente com diabete melito.
D
em situações de clearance de creatinina abaixo de 5 mL/min, as referidas drogas, como renoprotetoras, aumentam a pressão glomerular e, portanto, deverão sempre ter seu uso recomendado.
E
em pacientes com diabete melito e hipoaldosteronismo hiporeninêmico, o uso destas drogas diminui significantemente o risco de hipercalemia.
Paciente de 66 anos previamente hipertensa e tabagista apresenta-se no serviço de emergência com febre e tosse produtiva há 2 dias. Ao exame, está prostrada, com PA 98/64 mmHg, FC 130 bpm, FR 32 mrpm e T 38,7 ºC. Apresenta ritmo cardíaco regular sem sopro e ausculta pulmonar com roncos e estertores crepitantes em base E. Abdome flácido, indolor, sem alterações e com edema +/IV bilateral em membros inferiores. Hemograma demonstra 22.540 leucócitos com 24% de bastonetes. Com apenas esses dados, qual a melhor definição para o quadro?
O diagnóstico de alergia respiratória é feito normalmente através de:
Jovem de 16 anos de idade, com dor aguda localizada na FIE, febre, calafrios, com ciclo menstrual regular, sugere o diagnóstico clínico de:
Em um paciente com caso de paraparesia rapidamente progressiva, com arreflexia dos patelares e aquileus, com sensibilidade preservada, qual o diagnóstico mais provável:
Compartilhar