Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Em relação ao uso de inibidor da enzima conversora da angiotensina ou do bloqueador do receptor de angiotensina II, é correto afirmar que

A
em pacientes com estenose da artéria renal bilateral significativa, ou rim único estenosado, têm sua indicação mais precisa, pela redução que causam na pressão intraglomerular, melhorando a filtração renal nesses pacientes.
B
atuam predominantemente na arteríola eferente, diminuindo a pressão intraglomerular, e seu uso, em situações de insulto isquêmico é recomendado na prevenção de insuficiência renal aguda como droga renoprotetora.
C
são sabidamente renoprotetores e antiproteinúricos, devendo ser a primeira opção no paciente com diabete melito.
D
em situações de clearance de creatinina abaixo de 5 mL/min, as referidas drogas, como renoprotetoras, aumentam a pressão glomerular e, portanto, deverão sempre ter seu uso recomendado.
E
em pacientes com diabete melito e hipoaldosteronismo hiporeninêmico, o uso destas drogas diminui significantemente o risco de hipercalemia.
Paciente de 18 meses de idade, com epilepsia generalizada, em tratamento com ácido valproico, é atendido no pronto atendimento com náuseas, vômitos e sonolência. Evolui para coma em algumas horas. No exame neurológico não há sinal de localização. A tomografia computadorizada de crânio e a análise do líquido cefalorraquidiano foram normais. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso:
Primigesta, após 4 consultas de pré-natal sem intercorrências, chegou à maternidade com dilatação total. O parto ocorreu de imediato e nasceu uma criança pesando 1.430 g, com pele fina e lisa, com capurro somático de 32 semanas. Após a recepção, a criança encontrava-se corada, com algumas retrações intercostais e frequência respiratória de 70 irpm. Suspeitou-se de membrana hialina, cujo principal diagnóstico diferencial é:
Menina de 7 meses de idade é levada ao ambulatório de pediatria para consulta. Ela nasceu a termo, de parto normal, com peso de 3.280 g, e obteve índice de Apgar no 5º minuto = 9. A mãe refere que a criança está bem, que nunca teve qualquer intercorrência clínica ou infecciosa e que está em aleitamento materno exclusivo. Na antropometria, evidencia-se que ela tem peso de 7.520 g, comprimento de 65,5 cm e perímetro cefálico de 43 cm. O exame físico é normal e os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor estão adequados para a idade. Quanto à orientação alimentar a ser prescrita para a criança descrita no caso clínico acima, assinale a alternativa CORRETA.
Considerando que uma lesão coclear pode originar um quadro de zumbido, é correto afirmar:
Compartilhar