Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pneumologia

Em relação ao uso dos contraceptivos hormonais orais e ao risco de tromboembolismo, assinale a alternativa INCORRETA.

A
O risco de trombose em usuárias de etinilestradiol é maior durante o primeiro ano de uso.
B
Mulheres portadoras de deficiência de antitrombina III, proteína C ou proteína S apresentam maior risco de trombose em vigência de estrogenioterapia.
C
Mulheres portadoras da mutação do fator V Leiden usuárias de anticoncepcional hormonal têm maior risco de fenômenos tromboembólicos que as usuárias não portadoras.
D
O uso de anticoncepcionais hormonais orais modernos com baixa dosagem de estrogênio e contendo progesterona de terceira geração não aumenta o risco de fenômenos tromboembólicos.
E
Os principais determinantes de risco associado de tromboembolismo ao uso de anticoncepcionais hormonais orais são idade avançada e tabagismo.
A infecção cervicovaginal pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) configura um dos principais cofatores na gênese do câncer dessa topografia. Qual alternativa contém afirmações VERDADEIRAS em relação ao Vírus?
A melhor forma de evitar as infecções em pacientes com anemia falciforme é fazer:
Com relação ao tratamento cirúrgico da doença ulcerosa péptica, a conduta que oferece menos recidiva é:
Vinicius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnóstica e a profilaxia de doenças do viajante. O uso prolongado de IBP aumenta a incidência de:
Compartilhar