Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pneumologia

Em relação ao uso dos contraceptivos hormonais orais e ao risco de tromboembolismo, assinale a alternativa INCORRETA.

A
O risco de trombose em usuárias de etinilestradiol é maior durante o primeiro ano de uso.
B
Mulheres portadoras de deficiência de antitrombina III, proteína C ou proteína S apresentam maior risco de trombose em vigência de estrogenioterapia.
C
Mulheres portadoras da mutação do fator V Leiden usuárias de anticoncepcional hormonal têm maior risco de fenômenos tromboembólicos que as usuárias não portadoras.
D
O uso de anticoncepcionais hormonais orais modernos com baixa dosagem de estrogênio e contendo progesterona de terceira geração não aumenta o risco de fenômenos tromboembólicos.
E
Os principais determinantes de risco associado de tromboembolismo ao uso de anticoncepcionais hormonais orais são idade avançada e tabagismo.
João Vitor, 1 ano, sofreu queimadura de espessura parcial em 1% de sua perna direita. O menino se queimou no fogareiro em que a família cozinha. Dr. Pablo estava realizando visita domiciliar por perto e foi chamado imediatamente. São condutas a serem tomadas por Pablo, exceto:
Na avaliação pré-operatória de uma colecistectomia videolaparoscópica eletiva de um homem com 45 anos de idade, em que a anamnese e o exame físico não sugerem doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca, diabetes mellitus, aterosclerose generalizada ou doença renal crônica, sendo este homem capaz de subir dois andares sem sintomas, a conduta recomendada é:
Que condição sistêmica NÃO está associada ao risco aumentado de formação de cálculos renais.
Na faixa etária pediátrica, qual das seguintes doenças tem diagnóstico clínico e indicação de tratamento cirúrgico mais evidentes, sem necessidade de exames complementares pré-operatórios na maioria dos casos?
Compartilhar