Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pneumologia

Em relação ao uso dos contraceptivos hormonais orais e ao risco de tromboembolismo, assinale a alternativa INCORRETA.

A
O risco de trombose em usuárias de etinilestradiol é maior durante o primeiro ano de uso.
B
Mulheres portadoras de deficiência de antitrombina III, proteína C ou proteína S apresentam maior risco de trombose em vigência de estrogenioterapia.
C
Mulheres portadoras da mutação do fator V Leiden usuárias de anticoncepcional hormonal têm maior risco de fenômenos tromboembólicos que as usuárias não portadoras.
D
O uso de anticoncepcionais hormonais orais modernos com baixa dosagem de estrogênio e contendo progesterona de terceira geração não aumenta o risco de fenômenos tromboembólicos.
E
Os principais determinantes de risco associado de tromboembolismo ao uso de anticoncepcionais hormonais orais são idade avançada e tabagismo.
Na propedêutica pelo perfil biofísico fetal são marcadores agudos, EXCETO:
Com relação ao GIST, é CORRETO afirmar:
Considere a veracidade das frases abaixo, relacionadas ao manejo de pacientes com infecção pelo HIV. I- Após o início da Terapia Antirretroviral (TARV), pode acontecer uma piora paradoxal de infecções oportunistas pré-existentes, não tratadas, ou tratadas parcialmente. II- Na América do Sul, a reativação da doença de Chagas é considerada uma condição definidora de AIDS. Na forma de meningoencefalite, as lesões aparecem radiologicamente como lesões únicas ou múltiplas áreas hipodensas, tipicamente com o sinal do anel e edema. III- Uma das indicações para alterar a TARV é menos de 1 log de queda de RNA no plasma, após 8 semanas do início do tratamento. Marque a alternativa correta.
Mulher de 38 anos, portadora de artrite reumatoide, vinha em uso crônico de prednisona, que foi suspensa há 3 semanas, quando começou a se queixar de cansaço. Há 2 dias, apresentou piora acentuada do estado geral, procurando o pronto-socorro. Considerando o manejo da sua corticoterapia, NÃO é esperado o seguinte achado no hemograma:
Compartilhar