Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nefrologia

Em relação aos beta-adrenérgicos inalatórios, assinale a alternativa correta.

A
O uso excessivo causa hipocalemia.
B
Diminuem o tônus do esfincter esofágico.
C
Diminuem a contratilidade diafragmática.
D
São indicados exclusivamente para alívio rápido.
E
O uso excessivo causa hiponatremia.
Recém-nascido, com 25 dias de vida, em aleitamento materno, apresentando vômitos em jato, lácteos, há 8 dias. Ao exame, apresenta-se bastante desidratado e apático; nota-se abaulamento e peristaltismo visível na região do epigástrio. Diante da suspeita de estenose hipertró?ca de piloro, assinale a alternativa que indica corretamente: o exame de imagem a ser solicitado; as alterações hidroeletrolíticas esperadas; as alterações do equilíbrio acido-básico esperadas.
Maria, 35 anos, gesta III/II, II partos normais, foi trazida pelos vizinhos para maternidade apresentando crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas. Ao examinar a paciente você verificou pressão arterial de 180x120 mmHg, edema de membros inferiores, fundo uterino de 36 cm, BCF 120 bpm, colo posterior e fechado. Um vizinho informa que a mesma não faz pré-natal e faz uso irregular de medicação anti-hipertensiva. A conduta adequada para Maria, neste momento, é:
Menina de 8 anos, acompanhada da mãe, é atendida na unidade de saúde com as seguintes queixas: náuseas, astenia importante e dor abdominal. A mãe referiu que sua filha apresentou vários episódios de enurese noturna na última semana e emagreceu 2 kg nesse período. O exame físico revelou uma criança com olhos encovados, respiração profunda, com hipotensão ortostática, taquicardia e turgor de pele diminuído. O médico de plantão, pensando na hipótese diagnóstica de cetoacidose diabética, solicitou alguns exames de emergência. Assinale o conjunto de exames congruente com esse quadro clínico.
Exame especular revelando secreção vaginal abundante, amarelada, com muitas bolhas, colpite difusa e pH vaginal> que 4,7, sugere o diagnóstico de:
Compartilhar