Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em relação aos casos de parkinsonismo secundário, induzido por drogas, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Em nosso meio, são decorrentes principalmente do uso de neurolépticos.
B
São mais comumente secundários ao uso de metoclopramida.
C
A causa mais comum é o uso de flunarizina e cinarizina.
D
Bloqueadores do canal de cálcio, usados para tratamento da hipertensão arterial sistêmica, são a causa mais comumente encontrada.
E
Ocorrem principalmente pelo uso de domperidone.
As infecções do trato urinário são comuns durante a gestação e a bacterirúria assintomática é a forma mais frequente. De um modo geral, o germe habitualmente mais encontrado neste tipo de infecção é:
Paciente de 30 anos foi submetida há 4 dias à operação cesariana por parada de progressão e desproporção cefalopélvica em gestação a termo. Na história clínica a amniotomia ocorreu 2 horas antes do nascimento. Há 48 horas vem apresentando queda do estado geral, cansaço e febre de 39º C. Ao exame físico, além da febre, identifica-se útero amolecido com seu fundo 2 cm abaixo da cicatriz umbilical, doloroso à palpação e com lóquios amarelados, espessos e fétidos. As mamas e a ferida operatória estão com aspecto normal. Neste quadro a infecção puerperal é compatível com:
No acompanhamento do trabalho de parto podemos detectar, através do partograma:
Paciente de 45 anos e sem co-morbidades apresenta quadro clínico de sangramento uterino anormal há 40 dias, de forma intermitente e de média intensidade. Ao exame clínico geral apresenta palidez cutâneo- mucosa de 2+/4+, eupneica, com ritmo cardíaco regular, sopro holossistólico de 1+/6+ pressão arterial de 130x90mmHg e frequência cardíaca de 98 bpm. Ao exame pélvico apresenta útero de volume normal sangrando com eliminação de coágulos. A dosagem de hemoglobina é de 7,0g%. Diante deste quadro a conduta mais adequada é:
Compartilhar