Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em relação aos conceitos assinale a incorreta:

A
A hipotensão hipovolêmica caracteriza-se por pressões de enchimento de ventrículo esquerdo reduzidas e por hipotensão sistêmica.
B
Congestão pulmonar é evidente quando a pressão pulmonar em cunha está elevada ( >20mmHg), mas o índice cardíaco é normal.
C
Choque cardiogênico é definido como hipotensão e função cardíaca inadequada para manter às necessidades metabólicas do tecido periférico.
D
Infarto do ventrículo direito ocorre em cerca de 50% dos pacientes com infarto do miocárdio de parede inferior.
E
Após um infarto do miocárdio a área afetada do miocárdio pode sofrer adelgaçamento caracterizando um pseudo-aneurisma.
A tríade de Charcot é um achado específico da colangite aguda composto por:
Mulher com diabetes tipo II com controle glicêmico irregular apresenta febre há um dia associada à vermelhidão na perna. A acompanhante refere que nas últimas horas a paciente encontra-se confusa e prostrada. Exame físico: lesão eritêmato-edematosa comprometendo a perna e região distal da coxa, com calor e dor local, limites imprecisos e área arroxeada e fria ao tato na extremidade proximal da lesão. A hipótese diagnóstica e a conduta são:
Na desidratação grave a terapia de re-hidratação oral deverá ser substituída pela hidratação venosa em todos os casos abaixo, EXCETO:
Um paciente com anemia normovolêmica, sem risco cardíaco significativo e sem perda sanguínea antecipada, pode ser operado com hemoglobina de:
Compartilhar