Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em relação aos cuidados pós-operatórios de um paciente submetido à Revascularização do Miocárdio: 1 - as causas mais comuns de baixo débito cardíaco são isquemia miocárdica, hipovolemia, alterações do ritmo e frequência cardíaca, disfunção miocárdica e tamponamento cardíaco. 2 - Uma diminuição da contração atrial de até 25% não influencia no débito cardíaco. 3 - O balão de contrapulsação aórtica está indicado quando os pacientes demonstram uma profunda disfunção miocárdica e que não respondem ao tratamento com drogas vasoativas. 4 - Quando existe tamponamento cardíaco a radiografia demonstra alargamento importante do mediastino associado aos sinais de baixo débito cardíaco. Assinale a resposta correta.

A
somente a afirmativa 1 é verdadeira
B
somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C
somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras
D
somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
E
somente as afirmativas 1, 2, 3, e 4 são verdadeiras
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Caso a pancreatectomia caudal seja indicada, o cirurgião deve estar atento à vascularização dessa região do pâncreas, que é irrigada por ramos hepáticos e gastroduodenais.
É considerado condição de baixo risco para complicações pulmonares no pós-operatório:
No manejo da Tuberculose devemos considerar que
Compartilhar