Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em relação aos cuidados pós-operatórios de um paciente submetido à Revascularização do Miocárdio: 1 - as causas mais comuns de baixo débito cardíaco são isquemia miocárdica, hipovolemia, alterações do ritmo e frequência cardíaca, disfunção miocárdica e tamponamento cardíaco. 2 - Uma diminuição da contração atrial de até 25% não influencia no débito cardíaco. 3 - O balão de contrapulsação aórtica está indicado quando os pacientes demonstram uma profunda disfunção miocárdica e que não respondem ao tratamento com drogas vasoativas. 4 - Quando existe tamponamento cardíaco a radiografia demonstra alargamento importante do mediastino associado aos sinais de baixo débito cardíaco. Assinale a resposta correta.

A
somente a afirmativa 1 é verdadeira
B
somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C
somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras
D
somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
E
somente as afirmativas 1, 2, 3, e 4 são verdadeiras
Tendo recebido uma joelhada no flanco direito, durante uma partida de futebol, um jogador do Jardim Futebol Clube é levado para o hospital. Ao urinar, ele apresentou hematúria macroscópica, e foi, então, realizada uma tomografia de abdome, que revelou trauma renal grau II (pequena laceração cortical e hematoma perirrenal). De acordo com a American Association for the Surgery of Trauma, para o caso desse paciente a conduta adequada é:
J.K.L., sexo feminino, 10 anos e 6 meses; estágio de Tanner M2P2, peso: 44 kg, estatura: 143 cm, IMC: 22 kg/m² (percentil entre 85-95). Assinale os diagnósticos CORRETOS:
Quanto aos fatores que afetam o momento do início da puberdade, analise as afirmativas a seguir: I. O estado psicológico, a exposição à luz e a localização geográ?ca são fatores que in?uenciam o início da puberdade; II. O estado nutricional e a saúde desempenham papéis importantes na determinação do início da puberdade; III. A menarca precoce é frequente em meninas com obesidade mórbida, diabetes, naquelas que se exercitam intensamente ou que têm anorexia nervosa; IV. O fator determinante do início da puberdade mais importante é o genético. Assinale a alternativa correta.
Os sintomas do trato urinário inferior constituem uma síndrome clínica que pode ser causada por várias condições, e a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é a mais frequente dessas causas. Um homem de 55 anos apresenta-se com redução do jato urinário, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, nictúria (até 4 vezes por noite) e relato de dois episódios isolados de hematúria macroscópica. Ultrassonografia de próstata endorretal - 50 g, lobo médio aumentado e resíduo pós-miccional significativo de 80mL. Diante do exposto, qual das alternativas está INCORRETA?
Compartilhar