Em relação aos distúrbios metabólicos no período neonatal, é correto afirmar:
A
São causas de hiperglicemia transitória: galactosemia, tirosinemia e deficiência de glicose-sintetase.
B
Prematuros com menos de 32 semanas de idade gestacional, os que receberam nutrição parenteral prolongada, os portadores de displasia broncopulmonar e os que fazem uso crônico de furosemida são de risco para hipoglicemia.
C
Sendo a hipoglicemia, na maioria das vezes, assintomática, deve ser feita a monitorização de todos os neonatos de risco, principalmente nas primeiras 48 horas de vida.
D
Na suspeita de hipocalcemia, é recomendável também a dosagem do potássio, pois também pode haver hipopotassemia.
Outras questões
Qual das seguintes alternativas NÃO é uma boa indicação de colangiografia transoperatória?
Você está atendendo uma vítima de ferimento por arma de fogo no abdome três dedos abaixo do apêndice xifoide. Ele se encontra em choque hipovolêmico (PA 90/60 mmHg, FC 110 bpm), consciente, agitado com sede, numa ambulância que está há 10 minutos de um centro de trauma disponível e em condições plenas de atendimento. Qual das seguintes é a sua MELHOR conduta?
Um paciente do sexo masculino, 75 anos de idade, previamente hígido, dá entrada no serviço de emergência do hospital. Está com dor abdominal tipo cólica, distensão abdominal marcante, ruídos intestinais metálicos, desidratado e com dor à palpação superficial de todo o abdome. Apresentou dois episódios de vômitos volumosos de odor fecaloide e relata que não evacua nem elimina gases há 3 dias. Nega cirurgias prévias. O exame radiológico de rotina mostra distensão das alças intestinais com múltiplos níveis hidroaéreos, sinais de “empilhamento de moedas” e haustrações intestinais visíveis, sem ar no reto. Das seguintes qual seria a causa MAIS PROVÁVEL para este quadro de obstrução intestinal?
Um paciente jovem do sexo masculino chega ao hospital com um quadro de hemorragia digestiva alta, vomitando sangue vivo, em choque hipovolêmico. Relata que não faz uso de anti-inflamatórios, nega dor epigástrica, e relata que bebe socialmente uma ou duas latinhas de cerveja em finais de semana. Depois de fazer dois acessos venosos calibrosos e tipar o sangue, você liga para o endoscopista que lhe pergunta: Qual a causa MAIS PROVÁVEL para esta hemorragia?