Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Em relação aos fatores epidemiológicos que sugerem possível causa de pneumonia adquirida na comunidade, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1. Alcoolismo; 2. Doença estrutural pulmonar; 3. DPOC; 4. AVC/Demência. ( ) Anaeróbios orais; ( ) Pseudomonas; ( ) Streptococcus pneumoniae; ( ) Haemophylus influenzae. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

A
4 - 2 - 1 - 3.
B
1 - 2 - 3 - 4.
C
1 - 3 - 4 - 2.
D
4 - 3 - 2 - 1.
E
1 - 2 - 4 - 3.
Durante um exame físico de rotina, você encontra ao toque retal um lesão mucosa a cerca de 5 cm da margem anal. Após proceder a sua retirada e tendo recebido o anátomo- patológico que a descreve com um “pólipo adenomatoso” você:
Indique a melhor técnica para a realização de uma anastomose esofágica na atresia de esôfago com fístula traqueoesofágica distal:
Paciente do sexo masculino, com 14 anos, apresenta palidez, anorexia e sonolência excessiva. Está crescendo muito rápido, segundo informação da mãe. O diagnóstico mais provável é:
Pré-escolar de dois anos apresenta mancha branca no olho direito. Há seis meses, a mãe percebeu que a criança apresentava desvio do olho direito quando fixava olhar, tendo procurado oftalmologista que prescreveu o uso de óculos para estrabismo. Há um mês, ao bater a luz, notou reflexo esbranquiçado na pupila. Em reavaliação por oftalmologista, o exame de fundo de olho evidenciou massa em cavidade vítrea de olho direito. Nos antecedentes pessoais, parto normal a termo, sem intercorrências no período neonatal e desenvolvimento neuropsicomotor normal. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar