Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Em relação aos marcos do desenvolvimento de uma criança normal, assinale a alternativa incorreta.

A
Aos 2 meses de idade, a criança colocada de bruços levanta a cabeça momentaneamente.
B
Senta-se sem apoio aos 6 meses.
C
Combina pelo menos 2 palavras aos 18 meses.
D
Faz gestos com a mão e cabeça (diz tchau, diz não, bate palmas, etc), aos 12 meses.
E
Aos 2 anos, em companhia de outras crianças, brinca isoladamente.
Você está atendendo uma vítima de ferimento por arma de fogo no abdome três dedos abaixo do apêndice xifoide. Ele se encontra em choque hipovolêmico (PA 90/60 mmHg, FC 110 bpm), consciente, agitado com sede, numa ambulância que está há 10 minutos de um centro de trauma disponível e em condições plenas de atendimento. Qual das seguintes é a sua MELHOR conduta?
Um paciente do sexo masculino, 75 anos de idade, previamente hígido, dá entrada no serviço de emergência do hospital. Está com dor abdominal tipo cólica, distensão abdominal marcante, ruídos intestinais metálicos, desidratado e com dor à palpação superficial de todo o abdome. Apresentou dois episódios de vômitos volumosos de odor fecaloide e relata que não evacua nem elimina gases há 3 dias. Nega cirurgias prévias. O exame radiológico de rotina mostra distensão das alças intestinais com múltiplos níveis hidroaéreos, sinais de “empilhamento de moedas” e haustrações intestinais visíveis, sem ar no reto. Das seguintes qual seria a causa MAIS PROVÁVEL para este quadro de obstrução intestinal?
Um paciente jovem do sexo masculino chega ao hospital com um quadro de hemorragia digestiva alta, vomitando sangue vivo, em choque hipovolêmico. Relata que não faz uso de anti-inflamatórios, nega dor epigástrica, e relata que bebe socialmente uma ou duas latinhas de cerveja em finais de semana. Depois de fazer dois acessos venosos calibrosos e tipar o sangue, você liga para o endoscopista que lhe pergunta: Qual a causa MAIS PROVÁVEL para esta hemorragia?
Paciente de 20 anos, refere aumento súbito de volume em bolsa escrotal à esquerda, doloroso, após traumatismo jogando handebol, há 3 dias. Ao exame observa-se aumento de volume à esquerda, tenso, pouco doloroso, teste de transiluminação de difícil avaliação, não se conseguindo diferenciar os elementos da bolsa escrotal pela palpação. São diagnósticos possíveis, EXCETO:
Compartilhar