Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação aos maus-tratos contra crianças e adolescentes, considere as afirmativas abaixo. I - A violência doméstica é uma grave problema social, considerado pela OMS como uma problema de saúde pública. II - Dentro dos aspectos legais implicados nos casos de maus-tratos, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente não têm ascendência sobre os códigos de ética profissional. III - Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra crianças ou adolescentes serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem a necessidade de outras providências legais. Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Menina 6 meses, nascida a termo, Apgar 9/10, pré-natal sem intercorrências, peso de nascimento 3200 g, em aleitamento materno exclusivo até o momento. Há 15 dias, apresenta ao exame físico palidez cutâneo mucosa moderada, ganho ponderoestatural insatisfatório, irritabilidade, recusa alimentar e febre sem foco aparente. Numa análise inicial seu pediatra solicitou hemograma completo, ferro sérico, ferritina e Rx de tórax, cujos resultados se mostraram todos dentro da normalidade. Diante deste quadro a conduta mais correta seria:
Uma pessoa de 32 anos que viaja pela América do sul várias vezes ao ano, por necessidade profissional, consulta o médico quanto à vacinação contra febre amarela. Diz que a última vez que tomou a vacina foi em agosto de 2000. A melhor recomendação é:
Em um escolar com rinite persistente leve, podemos concluir que ele apresenta
O sinal da dupla bolha em Raio X simples de abdome de recém-nascido com clínica de oclusão intestinal alta sugere:
Compartilhar