Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação aos maus-tratos contra crianças e adolescentes, considere as afirmativas abaixo. I - A violência doméstica é uma grave problema social, considerado pela OMS como uma problema de saúde pública. II - Dentro dos aspectos legais implicados nos casos de maus-tratos, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente não têm ascendência sobre os códigos de ética profissional. III - Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra crianças ou adolescentes serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem a necessidade de outras providências legais. Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Um paciente é encaminhado para avaliação diagnóstica de hipercalcemia. Revendo seu prontuário ambulatorial você verifica que há oito meses já existia resultado laboratorial indicando esta mesma anormalidade. Considerando que o nível sérico do PTH deste enfermo está elevado, assinale a melhor hipótese diagnóstica dentre as citadas:
Homem idoso (72 anos) é internado por dor retroesternal, supradesnível de ST em D1, AVL, V5 e V6, troponina sérica elevada e hemoglobina de 8 g%. Dentre as citadas, indique a melhor opção terapêutica:
Gestante de 26 anos, tabagista, primigesta, com idade gestacional de 35 semanas e 5 dias, baseada no dia da última menstruação e ultrassonografia do 1º trimestre, procurou pronto-atendimento por diminuição da movimentação fetal nos últimos dias. A altura uterina era de 29 centímetros, a frequência cardíaca fetal de 144, a pressão arterial aferida de 100x70 mmHg, e ao toque vaginal o colo uterino estava impérvio. A ultrassonografia revelou oligoidrâmnio, de acordo com ILA (índice do líquido amniótico). O valor do ILA compatível com oligoidrâmnio seria:
Dentre as pacientes que procuram os ambulatórios de Doenças Sexualmente Transmissíveis, é comum ter de fazer a distinção entre úlcera genital da sífilis primária e do cancro mole. O diagnóstico diferencial, com bases clínicas, pode ser feito adotando as seguintes observações:
Compartilhar