Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Em relação aos métodos contraceptivos, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Os contraceptivos orais reduzem o risco de câncer de ovário e endometrial e de gravidez ectópica.
B
Mulheres monogâmicas que utilizam DIU não apresentam maior incidência de doença inflamatória pélvica.
C
Doença inflamatória pélvica por actinomicose é mais frequente em usuárias de DIU.
D
Os anticoncepcionais hormonais de administração vaginal (anel) ou transdérmica (adesivo) mantêm níveis sanguíneos de estrogênio e progesterona semelhantes aos dos anticoncepcionais orais.
E
A ovulação pode ser inibida apenas com estrogênio ou progesterona.
Quanto à classificação das rinossinusites em adultos e crianças, pode-se afirmar que:
Em relação ao teste de triagem neonatal, é INCORRETO afirmar:
Criança de 3 anos, masculino, trazida ao ambulatório de cirurgia por apresentar saída de secreção mucóide por orifício de 2 mm na borda anterior do músculo esternocleidomastoídeo (na junção dos 2/3 superiores com o 1/3 inferior do músculo). Qual a hipótese diagnóstica?
Prematuro de 27 semanas e 1080g, com 60 horas de vida, está em ventilação mecânica com parâmetros mínimos após ter recebido 2 doses de surfactante. A primeira, com 2 horas, e a segunda, com 12 horas de vida, respectivamente. Há 3 horas, apresenta queda da saturação com necessidade de aumento de parâmetros ventilatórios. Ao exame, apresenta frequência cardíaca entre 168 a 180 bpm, precórdio hiperdinâmico, sopro sistólico em terceiro espaço intercostal esquerdo e pulso amplo. Gasimetria, com aumento de PCO2 e dimuição da PaO2. Neste momento, o diagnóstico mais provável, devido à piora clínica deste prematuro, é:
Compartilhar