Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pneumologia

Ginecologia

Em relação aos métodos contraceptivos hormonais, assinale a assertiva correta:

A
Os progestágenos de depósito usados por longo período aumentam a massa óssea
B
A eficácia da anticoncepção combinada transdérmica independe do peso da paciente
C
Progestágenos de depósito têm eficácia contraceptiva menor do que anticoncepcionais combinados orais de 2ª geração.
D
Os anticoncepcionais combinados de via transdérmica e vaginal têm as mesmas contraindicações dos anticoncepcionais combinados orais.
E
Os anticoncepcionais combinados orais com 20 ug de etinilestradiol associados a progestágenos de 3ª geração apresentam menor risco de tromboembolia do que os anticoncepcionais combinados orais com progestágenos de 2ª geração
Um senhor de 72 anos, usa regularmente várias medicações diariamente. As drogas são usadas para tratar dores articulares, hipertensão arterial, diabete mellitus, constipação intestinal e insônia. Nos últimos dias, o paciente aumentou por conta própria o benzodiazepínico usado para a insônia. Há quatro dias, os familiares notaram que ele mudou bruscamente o seu comportamento, tendo atitudes não usuais, como manifestar agressividade, alternadas com período de apatia, despindo-se na frente dos familiares, falando palavrões de baixo calão e recusando alimentação. Os familiares resolveram suspender a medicação e levaram o paciente ao seu médico de família. Na consulta, o paciente já estava bem melhor, praticamente voltando ao seu comportamento usual. Diante deste quadro, qual o diagnóstico inicial mais provável?
Mulher de 55 anos, etilista de longa data, é admitida na enfermaria da clínica médica com diagnóstico de pneumonia lobar. A paciente apresentou melhora após 36 horas de internação, basicamente com hidratação adequada e antibioticoterapia parenteral. Porém, evoluiu com importante agitação, confusão mental, dor torácica e alucinações caracterizadas por cobras e aranhas rastejando pelas paredes e balões amarrados na sua cabeceira. Ao exame físico: PA de 170 x 100 mmHg; pulso de 140 bpm e sudorese importante. Isso considerado, a paciente deve ser tratada com:
Marque a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Qual é a manifestação mais comum do aneurisma poplíteo?
Compartilhar