Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Em relação aos pacientes com infecção pelo HIV, assinale a alternativa INCORRETA:

A
principal neoplasia oportunista é o linfoma cerebral primário.
B
a polineuropatia mais comumente encontrada neles é a polineuropatia sensorial distal associada ao HIV.
C
pneumonia decorrente de pseudomonas aeruginosa ou Staphylococcus aureus, ocorrem habitualmente com CD4<100 células/ml.
D
o antígeno criptocócico sérico (AGCR) é um teste extremamente sensível para a presença de criptococcemia e meningite criptocócica, mas pode ser negativo em pacientes infectados por HIV com pneumonia criptocócica isolada.
E
a tireoide é a glândula endócrina mais acometida e fica alterada durante todo o curso da doença pelo HIV.
Paciente de 9 anos, com diagnóstico de glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica, evolui na quinta semana de doença com hipertensão arterial (percentil > 95%) e hematúria macroscópica. Exames complementares revelaram creatina sérica: 4, 2 mg/dl, ureia sérica: 99 mg/dl e dosagem de proteína urinária: 160 mg/kg/dia. Para esse caso, há indicações de:
Adolescente de 13 anos, sexo masculino, nascido de parto normal. AIG a termo, Apgar 1 minuto 7, apresentou atraso na aquisição da linguagem. Atualmente frequenta o quarto ano do ensino fundamental em uma classe com 45 alunos e foi encaminhado para consulta médica pela professora por apresentar dificuldades escolares. Os pais separaram-se quando tinha dois anos. Reside com a mãe e avós maternos na periferia de uma grande cidade. A mãe trabalha o dia todo em faxina; os avos são analfabetos. O exame físico é normal. A provável causa da dificuldade escolar desse adolescente é:
Um paciente de 24 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica devido à adinamia, febre baixa e manchas não pruriginosas na pele. Na avaliação clínica foram observadas pápulas eritematoacastanhadas lisas localizadas de forma generalizada em todo tronco, nos membros superiores e inferiores e acometimento das superfícies palmoplantares, além de lesões lisas e elevadas em forma de placas na mucosa oral. A investigação laboratorial permitiu a realização do diagnóstico de sífilis. Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes: I- As manifestações clínicas relatadas são compatíveis com a forma secundária da moléstia diagnosticada; II- Não é possível detectar o agente etiológico por meio de pesquisa direta (microscopia em campo escuro), na referida fase da doença em questão; III- O tratamento recomendado para esse paciente é penicilina benzatina, na dose de 2,4 milhões de UI, via intramuscular, que deve ser repetida após uma semana; IV- Na mencionada fase da doença em apreço, apenas o VDRL mostra-se reativo; V- A presença da reação de Jarish-Herxheimer representa uma reação de hipersensibilidade aos antimicrobianos e é indicativo para a interrupção do esquema terapêutico, na afecção considerada. Estão certos apenas os itens:
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento familiar. I- Os dispositivos intrauterinos T 380 A de cobre e o T de levonogestrel (Mirena) são tão eficazes quanto a laqueadura tubária e seu uso não apresenta associação estatística com o desenvolvimento de infecção pélvica a longo prazo. II- A contracepção hormonal na forma injetável ou por implante contendo apenas progestogênios apresenta alta eficácia e evita o risco de trombose venosa e tromboembolismo associado ao estrogênio. III- Os contraceptivos hormonais orais combinados apresentam alta eficácia contraceptiva, mas, a longo prazo, aumentam o risco de câncer endometrial e de mama. IV- Os anticoncepcionais orais contendo apenas progestogênios quando usados durante a lactação, não alteram a quantidade, porém afetam a qualidade do leite. V- O mecanismo primário de ação da contracepção hormonal de emergência é impedir a nidação. Estão certos apenas os itens:
Compartilhar