Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Em relação aos pacientes com infecção pelo HIV, assinale a alternativa INCORRETA:

A
principal neoplasia oportunista é o linfoma cerebral primário.
B
a polineuropatia mais comumente encontrada neles é a polineuropatia sensorial distal associada ao HIV.
C
pneumonia decorrente de pseudomonas aeruginosa ou Staphylococcus aureus, ocorrem habitualmente com CD4<100 células/ml.
D
o antígeno criptocócico sérico (AGCR) é um teste extremamente sensível para a presença de criptococcemia e meningite criptocócica, mas pode ser negativo em pacientes infectados por HIV com pneumonia criptocócica isolada.
E
a tireoide é a glândula endócrina mais acometida e fica alterada durante todo o curso da doença pelo HIV.
O neonatologista explicou à mãe a importância do “teste do olhinho”. Com calma, escureceu o ambiente, pediu ao auxiliar que segurasse a bebê e se valeu do oftalmoscópio conforme técnica padronizada. Ao constatar leucocoria (“reflexo do olho gato”), pediu parecer oftalmológico e, nas possíveis etiologias, fez menção a 2 tumores oculares cuja incidência é maior nessa faixa etária. Quais são eles?
Menino de oito meses, com 6 kg, portador de Comunicação Interventricular (CIV), utilizando digital, furosemida e espironolactona, é admitido com febre e intensa taquidispneia. Radiografia de tórax compatível com edema pulmonar e extensa pneumonia de base. É imediatamente colocado em ventilação mecânica. Assinale a alternativa CORRETA.
Para um paciente de 55 anos de idade com diagnóstico tomográfico de um cisto de 4,0 cm no maior diâmetro, classificação de Bosniak III, parcialmente exofítico no polo inferior do rim esquerdo, a conduta mais adequeada é:
A Hérnia de Littré é a presença do:
Compartilhar