Questões na prática

Psiquiatria

Em relação aos pacientes com problemas com uso de álcool, podemos afirmar que a alternativa correta é:

A
dados de história, exame físico e exames laboratoriais são geralmente necessários para fornecer um quadro completo da extensão do problema.
B
o aconselhamento dos pacientes que estão em risco deve ser feito somente pelo psiquiatra.
C
os pacientes que estão em risco e recebem intervenções breves, geralmente, não diminuem o consumo de álcool para níveis considerados seguros.
D
a maioria dos pacientes com diagnóstico de dependência de álcool tem indicação de manejo com terapia farmacológica e necessita ser internada.
E
os benzodiazepínicos são utilizados na prevenção de recaída.
Criança de 05 anos de idade já apresentou 05 episódios de pneumonia a partir dos 03 anos de idade; as radiografias anteriores mostram área de consolidação sempre em lobo médio. Mãe relata que a criança tem tosse seca persistente, às vezes produtiva, febril e com broncoespasmo leve. A radiografia de tórax revela a mesma imagem. Qual o provável diagnóstico, baseado nestas informações?
A mononucleose infecciosa é a síndrome clínica mais bem conhecida causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Tendo em vista essa assertiva, indique a resposta correta.
A parotidite pode ocorrer em pacientes cirúrgicos, principalmente em indivíduos idosos desidratados. O tratamento deve ser direcionado no sentido de reidratação, estimulação da salivação e administração de antibióticos contra o agente etiológico mais comum, conhecido como:
Dificuldade respiratória, cianose e episódios repetidos de pneumonia em criança sugerem a presença de:
Compartilhar