Questões na prática

Psiquiatria

Em relação aos pacientes com problemas com uso de álcool, podemos afirmar que a alternativa correta é:

A
dados de história, exame físico e exames laboratoriais são geralmente necessários para fornecer um quadro completo da extensão do problema.
B
o aconselhamento dos pacientes que estão em risco deve ser feito somente pelo psiquiatra.
C
os pacientes que estão em risco e recebem intervenções breves, geralmente, não diminuem o consumo de álcool para níveis considerados seguros.
D
a maioria dos pacientes com diagnóstico de dependência de álcool tem indicação de manejo com terapia farmacológica e necessita ser internada.
E
os benzodiazepínicos são utilizados na prevenção de recaída.
Em relação à anorexia nervosa, pode-se afirmar que:
Mulher de 40 anos de idade, sem comorbidades, chega ansiosamente ao consultório para mostrar seu olho que amanheceu parcialmente coberto de uma cor vermelha intensa. Ficou assustada, pois seu pai teve um AVC hemorrágico recentemente. Refere apenas desconforto leve no olho direito, sem outros sintomas. Ao exame, apresenta coleção difusa de sangue no olho direito, preservando a íris, com acuidade visual normal e reflexos pupilares presentes. Pressão arterial é de 155 x 95 mmHg. Qual a conduta a ser tomada?
É exemplo de cardiopatia congênita acianótica:
Na abordagem ao paciente com queixas neurológicas, como parestesias, dor e fraqueza, utilizamos diversas manobras durante o exame físico para auxiliar na nossa investigação. Considere, a esse respeito, as apresentadas no quadro a seguir: Manobras semiológicas: 1. Phalen; 2. Laségue; 3. Mingazzini/Enfermidades: a. Lombociatalgia; b. Síndrome do túnel do carpo; c. Miopatia inflamatória. Assinale a alternativa em que se correlaciona corretamente as manobras semiológicas com as enfermidades a elas relacionadas.
Compartilhar