Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em relação aos pares cranianos e ao exame clínico do paciente, é correto afirmar:

A
A movimentação ocular extrínseca é dada pelos III, V e VI pares cranianos
B
O IV par craniano (troclear), é responsável pela inervação do músculo oblíquo inferior
C
O V par craniano (trigêmeo) tem apenas uma porção motora
D
As pupilas são controladas por 2 sistemas; o parassimpático é responsável pela dilatação pupilar
E
Na paralisia facial central, o principal achado clínico é o desvio da rima bucal para o lado normal
Quais tipos de malformação são mais comumente encontradas quando da realização do exame ultrassonográfico morfológico fetal em torno de 20 a 24 semanas?
Sra. Clotilde, 80 anos, é submetida à cirurgia de emergência para tratamento de ruptura de aneurisma de aorta abdominal. No terceiro dia de pós-operatório queixa-se de dor de forte intensidade em flanco esquerdo e apresenta diarreia mucossanguinolenta. O diagnóstico mais provável é:
Escolar de 6 anos de idade com antecedente de epilepsia, em uso regular de ácido valpróico, chega ao pronto-socorro pediátrico em crise convulsiva tônico-clônica generalizada afebril, controlada com diazepam EV. Após 2h, volta a apresentar crise convulsiva de mesmo padrão refratária a nova dose de diazepam EV. Qual o anticonvulsivante de segunda escolha mais indicada para esse paciente?
Recém-nascido com 48 horas de vida, idade gestacional de 31 semanas, peso de 1.500 gramas, apresenta três episódios de pausa respiratória, cada um de 20 a 25 segundos de duração. Nestes três episódios, a frequência cardíaca caiu de 140 para 100 bpm, a criança permaneceu sem movimentação e com oximetria de 75 %. Entre os episódios, entretanto, o bebê apresenta atividade normal, frequência respiratória 50 mpm. A dosagem de glicose no sangue é de 50 mg/dl e o cálcio sérico é 8 mg/dl. Os episódios de pausa respiratória da criança são provavelmente por:
Compartilhar