Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em relação aos pares cranianos e ao exame clínico do paciente, é correto afirmar:

A
A movimentação ocular extrínseca é dada pelos III, V e VI pares cranianos
B
O IV par craniano (troclear), é responsável pela inervação do músculo oblíquo inferior
C
O V par craniano (trigêmeo) tem apenas uma porção motora
D
As pupilas são controladas por 2 sistemas; o parassimpático é responsável pela dilatação pupilar
E
Na paralisia facial central, o principal achado clínico é o desvio da rima bucal para o lado normal
Assinale a alternativa correta sobre a doença pilonidal intreglútea:
Homem de 29 anos de idade, com história de etilismo pesado, foi trazido pela família ao pronto-socorro porque estava muito sonolento e agitado há 2 dias. Ao exame, o paciente alternava agitação psicomotora com sonolência; estava desorientado; desatento; taquicárdico (102 bpm) e apresentava sudorese; tremores de mãos; PA: 150 x 105 mmHg. Após instituir hidratação intravenosa e iniciar investigação da causa do quadro de delirium, qual é o medicamento prioritário neste caso?
Mulher, 45a, obesa, refere dor no pé há 4 meses com piora progressiva. No momento apresenta dificuldade para caminhar, principalmente no período da manhã quando acorda. Parou de fazer caminhadas devido à dor. Exame físico: dor à palpação da face medial do calcanhar. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
ID: Mulher, 58 anos de idade, portadora de fibrilação atrial diagnosticada há dois anos, HMA: iniciou há 8 horas com dor, frialdade e cianose fixa no pé esquerdo. Nega história prévia de claudicação intermitente em membros inferiores (MMIIs). EF: não apresenta os pulsos distais palpáveis no MIE e o exame do MID encontra-se normal, com todos os pulsos palpáveis. INR= 1,8. A conduta imediata mais apropriada é:
Compartilhar