Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em relação aos pólipos colônicos, assinale a alternativa incorreta.

A
Os pólipos hiperplásicos são achados frequentes de colonoscopias, entretanto não apresentam potencial de malignidade e não há necessidade de segmento dos pacientes quando estes são encontrados.
B
Os adenomas tubulares tem maior propensão à malignidade que os adenomas vilosos.
C
Um adenoma pediculado ressecado por colonoscopia que apresenta uma pequena área de malignização sem invasão da lâmina própria e que apresenta margens livres pode ser considerado tratado pela simples ressecção, mas deve ser acompanhado por colonoscopia após um ano.
D
O diagnóstico de Polipose Adenomatosa Familiar é indicação de colectomia total.
E
Os pólipos inflamatórios são geralmente secundários à Retocolite Ulcerativa e outros processos inflamatórios do colo.
Homem, 60 anos, com antecedente de infarto agudo do miocárdio procura cardiologista para avaliação pré-anestésica há 8 meses. Recentemente, recebeu diagnóstico de adenocarcinoma prostático e foi indicada prostatectomia. Nega episódio recente de angina ou dispneia aos médios e pequenos esforços e está em uso de diltiazem e aspirina. Exame físico: PA = 120 X 84 mmHg, FC = 82 bpm, ritmo cardíaco regular. Ecocardiograma: fração de ejeção de 0,6. ECG: distúrbio de repolarização ventricular. A CONDUTA É:
Em relação à ressuscitação cardiopulmonar na criança, assinale a correta.
Paciente de 34 anos, sexo feminino, apresenta há 7 dias, dor em faixa em abdome superior de forte intensidade, acompanhada de vários episódios de vômito nesse período. Ao exame, o abdome é flácido, doloroso à palpação, principalmente em epigástrio, sem visceromegalias palpáveis. A dosagem de amilase e lipase estão normais. Podemos afirmar que:
NÃO constitui fator de risco associado a nefrolitíase idiopática, responsável pela maioria dos cálculos sintomáticos:
Compartilhar