Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em relação aos pólipos colônicos, assinale a alternativa incorreta.

A
Os pólipos hiperplásicos são achados frequentes de colonoscopias, entretanto não apresentam potencial de malignidade e não há necessidade de segmento dos pacientes quando estes são encontrados.
B
Os adenomas tubulares tem maior propensão à malignidade que os adenomas vilosos.
C
Um adenoma pediculado ressecado por colonoscopia que apresenta uma pequena área de malignização sem invasão da lâmina própria e que apresenta margens livres pode ser considerado tratado pela simples ressecção, mas deve ser acompanhado por colonoscopia após um ano.
D
O diagnóstico de Polipose Adenomatosa Familiar é indicação de colectomia total.
E
Os pólipos inflamatórios são geralmente secundários à Retocolite Ulcerativa e outros processos inflamatórios do colo.
Considere as assertivas abaixo: I - As malformações fetais induzidas pelo diabete dependem do nível de glicemia no período periconcepcional. II - A hipoglicemia do recém-nascido de mãe diabética é atribuída à hipoplasia da célula beta do pâncreas fetal induzida pela hiperglicemia materna. III - O controle glicêmico obtido no terceiro trimestre de gestação pode previnir a macrossomia fetal. Quais são corretas?
São afirmativas verdadeiras sobre as metástases hepáticas do carcinoma colorretal e seu tratamento, EXCETO:
Os pais de um menino de 3 anos se queixam ao médico da Unidade Básica que a criança está muito pálida. Recebeu aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida. Após o exame físico (peso e altura no percentil 50), o médico observa palidez intensa e solicita exames, abaixo descritos (entre parênteses, valores normais). Hemograma: Hb: 7,5 g/dL (11-14,5); Ht: 25% (33-43); VCM: 62 fL (74-89); HCM: 21 pg (24-32); CHCM: 26 g/dL (32-37); RDW (variação do volume eritrocitário): 21% (12-14). Leucócitos e plaquetas dentro da normalidade. Capacidade total de ligação do ferro: 655 µg/dL (250-425 µg/dL). Ferro sérico e Ferritina: em análise. Pode-se afirmar que:
Em relação ao rastreamento precoce do câncer de próstata, assinalar a alternativa CORRETA.
Compartilhar