Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em relação aos prebióticos, qual a alternativa INCORRETA?

A
O leite humano contém cerca de 1 g/100 ml de oligossacarídeos com propriedades prebióticas, sintetizados a partir da redução da lactose.
B
São mais de 130 tipos diferentes de prebióticos, com estrutura complexa e composição variável.
C
São microrganismos vivos capazes de alcançar o trato gastrointestinal e alterar a composição da microbiota, produzindo efeitos benéficos à saúde quando consumidos em quantidades adequadas.
D
Em crianças pequenas, juntamente com outros fatores presentes na dieta, favorecem a proliferação de bifidobactérias no trato gastrointestinal.
E
São definidos como carboidratos não digeríveis que estimulam o crescimento e/ou a atividade de um grupo de bactérias no cólon, trazendo benefícios à saúde do indivíduo.
Escoliose congênita resulta do crescimento e desenvolvimento anormal da coluna vertebral, provavelmente devido a eventos intrauterinos. Pode ocorrer falta parcial ou completa de formação (vértebras em cunha ou hemi-vértebras), falta parcial ou completa de segmentação (barras unilaterais não segmentadas) ou uma combinação de ambos. Uma ou mais anomalias ósseas podem ocorrer isoladamente ou em combinação. Visto que a coluna vertebral (incluindo os elementos neurais) e as vísceras são formadas em torno da 6ª semana no útero, os doentes com escoliose congênita têm frequentemente anomalias viscerais e intraespinhais associadas. Diagnosticada a anomalia congênita da coluna vertebral, o pediatra precisa descartar malformações em outros sistemas orgânicos. Há incidência maior para a concomitância de problemas no aparelho:
Um neonato apresentou sinais de insuficiência respiratória logo após o nascimento. Sua mãe teve episódio de descolamento da placenta com 30 semanas de idade gestacional. Utilizou ventilação mecânica e uma dose de surfactante. Realizado ecocardiograma com cinco dias de vida que mostrou persistência do canal arterial. Com sete dias de vida, apresentou crise convulsiva. Com 20 dias de vida, iniciou com distensão abdominal, sendo notado pneumatose intestinal no exame radiológico. Referente à prematuridade, assinale a alternativa CORRETA:
Em relação à linfa e ao linfoedema, assinale a afirmativa INCORRETA.
Mulher de 32 anos procura posto de saúde com queixas de poliartralgias. Tem pesquisa de fator antinuclear positivo em títulos altos, anemia e linfopenia. O médico prescreve hidroxicloroquina, cujo uso requer avaliação periódica por:
Compartilhar