Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em relação aos prebióticos, qual a alternativa INCORRETA?

A
O leite humano contém cerca de 1 g/100 ml de oligossacarídeos com propriedades prebióticas, sintetizados a partir da redução da lactose.
B
São mais de 130 tipos diferentes de prebióticos, com estrutura complexa e composição variável.
C
São microrganismos vivos capazes de alcançar o trato gastrointestinal e alterar a composição da microbiota, produzindo efeitos benéficos à saúde quando consumidos em quantidades adequadas.
D
Em crianças pequenas, juntamente com outros fatores presentes na dieta, favorecem a proliferação de bifidobactérias no trato gastrointestinal.
E
São definidos como carboidratos não digeríveis que estimulam o crescimento e/ou a atividade de um grupo de bactérias no cólon, trazendo benefícios à saúde do indivíduo.
O aumento de casos de conjuntivite em algumas épocas do ano deve ser o foco de atenção dos profissionais de saúde. As medidas terapêuticas podem ser instituídas inicialmente pelo médico clínico geral da unidade de atendimento antes do encaminhamento ao especialista (quando avaliada necessidade). Dentre elas, estão:
Pré-escolar de quatro anos, sexo masculino, e encaminhado ao ambulatório, pois a professora notou discreto desvio ocular à D há 30 dias. Nascido de parto prematuro: 34 sem, P: 2 Kg. Necessitou de oxigênio por 18 h devido a desconforto respiratório. Alta com 3 dias de vida. Mãe nega infecções durante a gestação. Ao ex.físico: estrabismo com esotropia D e reflexo pupilar embranquecido. A hipótese mais provável é:
Mulher de 52 anos de idade, diabética há 5 anos controlada com metformina, gliclazida e dieta. Foi a uma consulta no oftalmologista e o fundo de olho está mostrado a seguir. É possível observar no fundo de olho: (Conforme imagem do caderno de questões)
A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, o Toxoplasmose Gondii. Estão a ela relacionados as seguintes doenças, com exeção:
Compartilhar