Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Em relação aos tuberculostáticos, é correto afirmar:

A
o aparecimento de dores articulares na vigência do tratamento de tuberculose pulmonar geralmente é decorrente do etambutol
B
o aparecimento de náuseas e vômitos no início do tratamento obriga a suspensão da hidrazida e rifampicina
C
a estreptomicina pode causar perda da discriminação do verde-vermelho
D
a hepatotoxicidade causada pela hidrazida pode ser precoce ou tardia
E
a pirazinamida pode causar alopécia
De acordo com a classificação do risco cirúrgico da Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA), paciente com doença sistêmica grave que limita atividades, mas não o deixa incapacitado é classificado como ASA:
Homem de 18 anos chegou ao pronto-socorro com queixa de dor abdominal e anorexia há 2 dias, vômitos há um dia e parada de eliminação de gases e fezes há 18 horas. Exame físico: desidratado, corado, eupneico, febril (temperatura axilar de 38,8 ºC), pulmões livres, abdome distendido, doloroso à palpação profunda de fossa ilíaca direita, descompressão brusca dolorosa positiva em fossa ilíaca direita, ruídos hidroaéreos diminuídos, toque retal com ampola ampla e sem lesões ou fezes palpáveis. A conduta a ser adotada é:
Nos pacientes com insuficiência respiratória, independentemente da causa, a abordagem inicial deve ter os seguintes objetivos:
O tumor maligno encontrado com maior frequência na glândula tireoide é do tipo:
Compartilhar