Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em relação aos tumores endócrinos do pâncreas, assinale a alternativa CORRETA:

A
A tríade de Whipple, caracterizada por sintomas de hipoglicemia, níveis séricos de glicose abaixo de 50mg/dl e a melhora imediatada dos sintomas após administração de glicose, é encontrada em pacientes com somatostatinoma, o tumor endócrino mais comum do pâncreas.
B
A histologia é capaz de diferenciar gastrinoma benigno e maligno, não sendo necessária a avaliação da presença ou não de metástases.
C
A grande maioria dos glucagonomas são benignos. Os glucagonomas malignos são raros e ocorrem em menos de 5% dos casos.
D
A associação de hipergastrinemia e hiposecreção gástrica é altamente sugestiva de gastrinoma.
E
A hipoglicemia é responsável pela maioria dos sintomas e sinais de pacientes com insulinoma e é decorrente do excesso de insulina, que, por sua vez, inibe a produção hepática de glicose e estimula a utilização periférica de glicose pelos músculos e pelo tecido adiposo.
Qual é o indicador prognóstico mais importante do melanoma?
Em caso de Eclâmpsia, qual a conduta adequada?
Considere um pré-escolar de 4 anos de idade, portador de Asma Brônquica desde lactente, com episódios recorrentes de sibilância e dispneia, desencadeados por vários fatores alérgicos, inclusive aos esforços. Qual a conduta preventiva a ser tomada preferencialmente?
Nas recomendações da American Heart Association (Dez 2005), a relação correta entre ventilações e compressões cardíacas é:
Compartilhar