Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em relação aos tumores endócrinos do pâncreas, assinale a alternativa CORRETA:

A
A tríade de Whipple, caracterizada por sintomas de hipoglicemia, níveis séricos de glicose abaixo de 50mg/dl e a melhora imediatada dos sintomas após administração de glicose, é encontrada em pacientes com somatostatinoma, o tumor endócrino mais comum do pâncreas.
B
A histologia é capaz de diferenciar gastrinoma benigno e maligno, não sendo necessária a avaliação da presença ou não de metástases.
C
A grande maioria dos glucagonomas são benignos. Os glucagonomas malignos são raros e ocorrem em menos de 5% dos casos.
D
A associação de hipergastrinemia e hiposecreção gástrica é altamente sugestiva de gastrinoma.
E
A hipoglicemia é responsável pela maioria dos sintomas e sinais de pacientes com insulinoma e é decorrente do excesso de insulina, que, por sua vez, inibe a produção hepática de glicose e estimula a utilização periférica de glicose pelos músculos e pelo tecido adiposo.
Homem, 27 anos, vem à consulta médica, referindo alucinações auditivas há um ano e dificuldade em realizar suas atividades diárias. Mostra-se agitado, confuso e tem o afeto embotado. Feito o diagnóstico pelo seu médico, qual o fármaco escolhido para dar início ao tratamento?
O sítio de implante metastático mais frequente no câncer de próstata é:
Um paciente queimou toda superfície anterior do tórax, toda face anterior do membro superior direito.Utilizando a “regra dos noves” qual a superfície corporal queimada?
As cardiopatias congênitas podem ser classificadas em acianogênicas e cianogênicas, e subdivididas, de acordo com o fluxo pulmonar em hiper, normo e hipofluxo pulmonar. Qual das alternativas abaixo contém apenas cardiopatias de hipofluxo pulmonar?
Compartilhar