Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Em relação às anemias, assinale a alternativa correta:

A
Nas anemias carenciais, o coeficiente de variação do volume eritrocitário (RDW) encontra-se abaixo de 11,5%.
B
A elevação da taxa de reticulócitos, cinco a sete dias após início do tratamento da anemia ferropriva, é indicativo de evolução satisfatória do tratamento.
C
Nas anemias megaloblásticas ocasionadas pela deficiência de folato, as manifestações neurológicas fazem parte do quadro clínico, nos casos mais graves.
D
Os lactentes em aleitamento exclusivo com leite de cabra poderão apresentar anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12.
Paciente do sexo masculino, de 64 anos de idade, relata 2 anos de evolução de dor distal em membros inferiores, desencadeada aos esforços. A dor inicia após 300 metros de deambulação no plano e alivia ao repouso. História de hipertensão arterial em uso de propranolol e dislipidemia em uso de rosuvastatina. Ao exame apresenta cianose distal de membros inferiores e pulsos pediosos e poplíteos reduzidos. Em relação ao caso é correto afirmar que:
Um paciente do sexo masculino de 68 anos procurou o ambulatório de cirurgia vascular com queixa de claudicação intermitente em membro inferior direito ao deambular aproximadamente 250 metros. Como antecedentes o paciente apresentava hipertensão arterial sistêmica controlada com duas classes de anti-hipertensivos, tabagismo de 1 maço/dia por 40 anos e negava diabetes mellitus. Ao exame físico vascular: membro inferior esquerdo: pulso femoral 2+/4; pulso poplíteo; tibial posterior e pedioso não palpáveis; membro inferior direito: pulsos femoral; poplíteo; tibial posterior e pedioso não palpáveis; boa perfusão de ambos os membros e sem gradiente térmico. Segundo a classificação de Fontaine da doença aterosclerótica obstrutiva periférica, qual o estágio da doença e qual é o tratamento.
Um paciente de 80 anos de idade, PS 2, com câncer de próstata, refratário ao tratamento hormonal, apresenta metástases ósseas. Encontra-se em tratamento com quimioterapia e bisfosfonato. Sua dor é inicialmente bem controlada com morfina de liberação prolongada, 60mg, 2X/dia, com resgate de morfina de curta duração. Caso a sua dor aumente, todas as abordagens a seguir podem ser aceitáveis, EXCETO:
Paciente, 28 anos, sexo feminino, obesa, é admitida na UPA com quadro de dor abdominal em cólica localizada em hipocôndrio direito há 24 horas. Refere náusea, vômito e febre de 38 graus. Ao exame físico, paciente encontra-se com dor, taquicárdica, hipocorada, levemente ictérica, hidratada, com dor à palpação superficial e profunda do hipocôndrio direito. Durante a palpação profunda do quadrante superior direito do abdome, nota-se que a paciente suspende a inspiração. No exame laboratorial colhido, apresentava leucocitose leve de 14.000 células/mm3 e elevação discreta da bilirrubina 6mg/dL. Qual o diagnóstico clínico mais provável?
Compartilhar