Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Em relação às anemias, assinale a alternativa correta:

A
Nas anemias carenciais, o coeficiente de variação do volume eritrocitário (RDW) encontra-se abaixo de 11,5%.
B
A elevação da taxa de reticulócitos, cinco a sete dias após início do tratamento da anemia ferropriva, é indicativo de evolução satisfatória do tratamento.
C
Nas anemias megaloblásticas ocasionadas pela deficiência de folato, as manifestações neurológicas fazem parte do quadro clínico, nos casos mais graves.
D
Os lactentes em aleitamento exclusivo com leite de cabra poderão apresentar anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12.
Criança com 3 semanas de vida chega ao Pronto Atendimento com história de vômitos em jato, de cor marrom. A mãe refere que, no intervalo entre os episódios de vômitos, a criança mama vigorosamente. Ao exame físico, pode-se visualizar a peristalse gástrica, com contrações que se dirigem do quadrante superior esquerdo ao epigástrio. Além disto, palpa-se tumor de formato ovoide no quadrante superior direito do paciente. Considerando o caso acima descrito, o diagnóstico mais provável é:
Com relação às queimaduras químicas em olho, considerando uma unidade de saúde em área rural, cujo acesso a um oftalmologista mais próximo pode demorar mais de 2 horas de automóvel, a melhor conduta é:
A Comunicação Interventricular (CIV) complica-se com frequência por:
A exposição ao ruído intenso, durante vários anos, pode causar lesões irreversíveis do ouvido médio. A frequência em que se observa no audiograma, a diminuição da sensibilidade auditiva é:
Compartilhar