Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Em relação às anemias, assinale a alternativa correta:

A
Nas anemias carenciais, o coeficiente de variação do volume eritrocitário (RDW) encontra-se abaixo de 11,5%.
B
A elevação da taxa de reticulócitos, cinco a sete dias após início do tratamento da anemia ferropriva, é indicativo de evolução satisfatória do tratamento.
C
Nas anemias megaloblásticas ocasionadas pela deficiência de folato, as manifestações neurológicas fazem parte do quadro clínico, nos casos mais graves.
D
Os lactentes em aleitamento exclusivo com leite de cabra poderão apresentar anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12.
Bebê nascido de parto vaginal, com idade gestacional de 36 semanas, peso de 3200g, apresenta icterícia perceptível em zona IV de Kramer, com 72 horas de vida. Sua mãe relata ter observado que o bebê já se apresentava com a face e o tronco amarelados no segundo dia de vida. A tipagem sanguínea da mãe é A positivo, e de seu bebê é O negativo. O bebê está sendo amamentado exclusivamente ao seio, elimina mecônio duas vezes ao dia e tem diurese sempre presente e clara. O irmão mais velho, de 3 anos, necessitou fototerapia por 4 dias na primeira semana de vida. A mãe relata uso de naftalina nos armários de roupas. Essa icterícia é:
A prevenção da tuberculose a partir da aplicação de uma dose de BCG intradérmico, ao nascimento, tem maior efeito protetor na diminuição da
Paciente feminina, de 43 anos, encaminhada por adinamia, lentificação psicomotora e sintomas depressivos. Apresentando tosse, com escarro amarelado, há 7 dias. Ao exame físico, PA 90/60 mmHg e rarefação de pelos pubianos. Os familiares referiam história prévia de complicação obstétrica hemorrágica há 7 anos e amenorreia, desde então. Exames laboratoriais:TSH 8,0 (0.45-4,5 mUI/L), T4L 0.3 mg/dL (0,6-1,7mg/dL) e glicemia 45 mg/dL. Trata-se, provavelmente, de:
No tratamento da gota, podemos afirmar:
Compartilhar