Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Em relação às anemias, assinale a alternativa correta:

A
Nas anemias carenciais, o coeficiente de variação do volume eritrocitário (RDW) encontra-se abaixo de 11,5%.
B
A elevação da taxa de reticulócitos, cinco a sete dias após início do tratamento da anemia ferropriva, é indicativo de evolução satisfatória do tratamento.
C
Nas anemias megaloblásticas ocasionadas pela deficiência de folato, as manifestações neurológicas fazem parte do quadro clínico, nos casos mais graves.
D
Os lactentes em aleitamento exclusivo com leite de cabra poderão apresentar anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12.
Mulher, 27 anos de idade, com corrimento vaginal homogêneo, de cor acinzentada e odor fedido. Nega ardência ou prurido. O exame padrão-ouro para confirmar a hipótese diagnóstica é:
Marco, 8 anos, há 48 horas com febre, coriza, edema palpebral acentuado, associado a rubor, dor e calor das pálpebras superior e inferior esquerdas. O diagnóstico diferencial envolve celulite pré-septal e celulite orbitária. Assinale qual dos achados abaixo tornaria mais provável o diagnóstico de celulite orbitária:
Os fundamentos da boa prática clínica continuam sendo a anamnese e o exame físico, indispensáveis para o raciocínio clínico acurado e a propedêutica correta. Em relação à Semiologia Cardíaca na Criança, julgue os seguintes itens.1) Déficit de crescimento ponderoestatural pode ser um dos achados em crianças com cardiopatia congênita. 2) As unhas em vidro de relógio e o baqueteamento digital são encontrados nas cardiopatias congênitas cianóticas desde o período neonatal. 3) A posição de cócoras na Tetralogia de Fallot não é frequente, pois piora o retorno venoso e, consequentemente, também a crise de hipoxemia. 4) A fácie de Down mostra a necessidade de avaliação cardiológica detalhada, devido à grande incidência de cardiopatia nos pacientes dessa Síndrome. 5) A importância da palpação dos pulsos femorais desde o nascimento, bem como a observância da assimetria ou ausência de pulsos em membros inferiores, são devidas ao fato de que tais anormalidades podem indicar coarctação de aorta ou arterites. 6) O manguito pequeno para o paciente pode tornar a aferição de sua pressão arterial falsamente aumentada. 7) A ausculta de ritmo irregular na criança, com aumento da frequência cardíaca à inspiração e diminuição à expiração caracteriza a arritmia respiratória. 8) Se a taquicardia estiver presente na vigência de febre, deve ser reavaliada após a normalização da temperatura. 9) O melhor local para se observar a cianose central é a língua. 10) A cianose periférica pode estar presente devido ao frio.
Paciente do sexo feminino, 32 anos, vítima de capotamento de automóvel, trazida ao PS pelos bombeiros que referiram dificuldade para retirá-la dos destroços. Os bombeiros referiram que a paciente tinha o nível de consciência rebaixado, não abria os olhos, nem após estímulo doloroso, emitia sons ininteligíveis e só movia os membros sob estímulo doloroso. Foi admitida entubada e sob ventilação com ambu e oferta de O2 e infundido 21 de Ringer Lactato no local do acidente. Ao exame físico o tórax apresentava escoriação em hemitórax esquerdo, com discreta crepitação palpável. O murmúrio vesicular era moderadamente diminuído à esquerda. O pulso é filiforme , 120 bpm e a PA 50x50 mm/Hg. Foi observada à esquerda e a pupila esquerda se encontrava dilatada. A bacia era estável, porém havia deformidade e aumento do volume da coxa esquerda. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar