Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em relação às apresentações das doenças em pacientes muito idosos e com várias comorbidades, não é correto afirmar:

A
Febre não é o principal parâmetro que devemos esperar nas infecções intercorrentes.
B
Instabilidade postural e quedas frequentes podem ser marcadores de infecções agudas.
C
É comum o delirium ser a única apresentação de uma doença grave.
D
Um idoso com demência avançada e síndrome da imobilidade que apresenta rebaixamento do nível de consciência deve ser imediatamente levado para a realização de um exame de neuroimagem.
E
As úlceras de pressão são intercorrências comuns nesses pacientes, sendo que, na úlcera grau I, não existe solução de continuidade na pele, apenas eritema.
Um recém nascido que no final do primeiro mês de vida apresenta quadro clínico de insuficiência cardíaca, manifestada por taquipneia, cansaço e interrupções às mamadas, sudorese e taquicardia. Qual seria a cardiopatia congênita mais provável?
Analise o seguinte quadro médico. No seu ambulatório, dá entrada uma paciente de 72 anos, com queixa de dor abdominal tipo cólica, náuseas e vômitos. Quando do exame físico, observa-se abdome levemente distendido e doloroso à palpação, porém sem irritação peritoneal, e uma pequena massa com dois centímetros, não redutível, que é dolorosa à palpação e está abaixo da linha inguinal direita. Não há visceromegalias ou tumorações palpáveis. A hipótese diagnóstica mais provável do quadro é:
Analise as seguintes assertivas em relação à fimose: I. Dos recém-nascidos que não conseguem expor a glande ao nascimento, 50% continuarão sem conseguir expô-la com 1 ano de idade; II. O acolamento balanoprepucial sem estreitamento do orifício do prepúcio é uma situação fisiológica que se resolve espontaneamente até os 5 ou 6 anos de idade; III. A idade ideal para se realizar a cirurgia da fimose é após os 5 anos de idade. Quais estão corretas?
Paciente masculino, de 70 anos de idade, foi submetido a prostatectomia radical para tratamento de câncer de próstata. A cirurgia foi realizada sem intercorrências, o paciente levantou 8 horas após o término da cirurgia e a seguir apresentou dispneia, hipoxemia, taquicardia e hemoptise. O diagnóstico mais provável é;
Compartilhar