Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em relação às apresentações das doenças em pacientes muito idosos e com várias comorbidades, não é correto afirmar:

A
Febre não é o principal parâmetro que devemos esperar nas infecções intercorrentes.
B
Instabilidade postural e quedas frequentes podem ser marcadores de infecções agudas.
C
É comum o delirium ser a única apresentação de uma doença grave.
D
Um idoso com demência avançada e síndrome da imobilidade que apresenta rebaixamento do nível de consciência deve ser imediatamente levado para a realização de um exame de neuroimagem.
E
As úlceras de pressão são intercorrências comuns nesses pacientes, sendo que, na úlcera grau I, não existe solução de continuidade na pele, apenas eritema.
Mulher, 25 anos de idade, foi atendida na unidade básica de saúde com queixa de pirose e regurgitação há 6 meses. Negava disfagia, náuseas, vômitos, sangramento digestivo e perda ponderal. Ao exame físico: bom estado geral, corada, hidratada, índice de massa corporal: 31 kg/m2, PA: 130/80 mmHg, frequência cardíaca: 84 bpm, abdome plano, flácido, indolor, sem sinais de defesa, sem visceromegalias ou massas palpáveis, ruídos hidroaéreos normais. A melhor conduta na abordagem inicial deste caso é:
Paciente, 75 anos de idade, que trabalhou em olaria e fumou dos 15 aos 65 anos de idade, queixa-se de dispneia progressiva há 20 anos. No momento, tem dispneia aos pequenos esforços e períodos de agravamento com tosse e secreção amarelada após gripes ou resfriados. Ao exame físico, apresentava-se em bom estado geral, corado, hidratado, afebril, taquipneico, cianótico e emagrecido. Havia estertores finos bilaterais, redução bilateral e simétrica dos limites pulmonares e baqueteamento digital. O diagnóstico mais provável é:
Homem, 25 anos de idade, deu entrada no pronto-socorro com história de mordida de cobra no terço distal da panturrilha direita, há 4 horas. No momento, apresenta ptose palpebral e a urina da última micção, há poucos minutos, tem aspecto marrom escuro. A lesão na panturrilha direita consiste em duas perfurações, com leve hiperemia ao redor. Assinale a alternativa com as alterações da urina rotina mais prováveis deste paciente:
Mulher, 74 anos de idade, com neoplasia de mama e metástases ósseas, apresenta queixas de fraqueza muscular, náuseas, constipação intestinal e dores difusas, há 1 semana. Exame laboratorial evidenciou cálcio total = 15 mg/dl (normal: 8,5 a 10,5 mg/dl). A primeira conduta para este caso é:
Compartilhar