Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em relação às apresentações das doenças em pacientes muito idosos e com várias comorbidades, não é correto afirmar:

A
Febre não é o principal parâmetro que devemos esperar nas infecções intercorrentes.
B
Instabilidade postural e quedas frequentes podem ser marcadores de infecções agudas.
C
É comum o delirium ser a única apresentação de uma doença grave.
D
Um idoso com demência avançada e síndrome da imobilidade que apresenta rebaixamento do nível de consciência deve ser imediatamente levado para a realização de um exame de neuroimagem.
E
As úlceras de pressão são intercorrências comuns nesses pacientes, sendo que, na úlcera grau I, não existe solução de continuidade na pele, apenas eritema.
Assinale a alternativa correta:
Paciente com coagulação intravascular disseminada apresenta sangramento. Dentre as alterações hematológicas significativas, foi constatada importante diminuição na dosagem sérica de fibrinogênio. Qual o produto sanguíneo mais adequado para auxiliar na reposição deste fator?
Mulher de 35 anos consultou por quadro de artralgias de intensidade crescente nas mãos, nos cotovelos e nos tornozelos, há 5 meses, embora viesse fazendo uso de anti-inflamatório não hormonal (AINH). Referiu limitação funcional por dor, ao despertar, durante mais de 1 hora. Ao exame, encontrava-se em bom estado geral, corada, afebril, sem lesões de pele, com sinovite nas articulações interfalangianas proximais e metacarpofalangianas, bilateralmente, nos cotovelos e nos tornozelos. O restante do exame físico foi normal. De acordo com a principal hipótese diagnóstica, qual a conduta mais adequada?
Paciente jovem consultou por apresentar, há 24 horas, ambos os olhos congestos, com secreção amarelada, sem adenopatia satélite e sem envolvimento corneano. A visão estava preservada. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar