Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em relação às apresentações das doenças em pacientes muito idosos e com várias comorbidades, não é correto afirmar:

A
Febre não é o principal parâmetro que devemos esperar nas infecções intercorrentes.
B
Instabilidade postural e quedas frequentes podem ser marcadores de infecções agudas.
C
É comum o delirium ser a única apresentação de uma doença grave.
D
Um idoso com demência avançada e síndrome da imobilidade que apresenta rebaixamento do nível de consciência deve ser imediatamente levado para a realização de um exame de neuroimagem.
E
As úlceras de pressão são intercorrências comuns nesses pacientes, sendo que, na úlcera grau I, não existe solução de continuidade na pele, apenas eritema.
A lesão na linha média do pescoço que se origina na base da língua, no forame cego, e desce através da porção central do osso hioide, é uma das lesões de linha média do pescoço mais comuns em crianças em idade pré-escolar. O diagnóstico mais provável é:
Ludmila tem 33 anos, é negra e se encontra na sua 3ª gravidez. Procurou atendimento, na 36ª semana de gestação, com dispneia progressiva aos esforços, tosse seca, ortopneia e dispneia paroxística noturna. O exame físico demonstrou ictus desviado à esquerda, com 2 polpas digitais, B4 audível no foco mitral, estertores bolhosos e edema com cacifo nos membros inferiores. A radiografia de tórax evidenciou cardiomegalia com congestão hilar. Foi aventada a hipótese de miocardiopatia periparto. Das opções de tratamento abaixo, aquela que se demonstra útil no aumento da sobrevida de Ludmila, sem oferecer riscos para a sua gravidez, é:
Uma criança de 3 anos é internada na enfermaria de pediatria com sinais de desidratação, está sonolenta,taquidispneica, com história de vômitos, sem diarreia. O diagnóstico do plantonista foi cetoacidose diabética. Qual deve ser a conduta imediata neste caso?
Como é conhecido o sistema internacional de colocação e posicionamento dos eletrodos de escalpo em eletrencefalografia?
Compartilhar