Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hematologia

Reumatologia

Em relação às artropatias na infância, assinale a alternativa incorreta:

A
A síndrome de mãos e pés pode ser a primeira manifestação da doença falciforme em crianças de 6 meses a 2 anos de idade.
B
Crianças com hemofilia A ou B podem apresentar hemartrose, principalmente no joelho, habitualmente secundária a traumatismo.
C
Nas crianças com febre reumática, a artralgia é valorizada como sinal maior, segundo os critérios de Jones modificados para o diagnóstico da febre reumática.
D
A presença de parasitoses intestinais associadas à hipereosinofilias sanguíneas e quadros articulares, com má resposta ao uso de anti-inflamatórios não hormonais, sugerem o diagnóstico de reumatismo parasitário.
Paciente de 9 anos, com diagnóstico de glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica, evolui na quinta semana de doença com hipertensão arterial (percentil > 95%) e hematúria macroscópica. Exames complementares revelaram creatina sérica: 4, 2 mg/dl, ureia sérica: 99 mg/dl e dosagem de proteína urinária: 160 mg/kg/dia. Para esse caso, há indicações de:
No paciente politraumatizado, que ao ser atendido no serviço de emergência apresenta trauma torácico com escoriações e equimoses extensas no HTE, evidência de fraturas de arcos costais ao exame e ausência de MV neste lado, cianose, sudorese, palidez e dispneia intensa, qual a conduta apropriada?
Em qual das alternativas abaixo encontra-se uma situação clínica em que se faz necessário o tratamento da bacteriúria assintomática?
Em relação à síncope, é correto afirmar:
Compartilhar