Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em relação às crises de asma, tem-se que:

A
Na fase inicial de uma crise ocorre obstrução em todos os níveis de vias aéreas.
B
O grau de dispneia na crise se correlaciona com a intensidade da obstrução das vias aéreas.
C
O quadro clínico é variado, mas a dispneia está presente em todas as variantes.
D
A taquipneia presente nas crises decorre das alterações nas concentrações arteriais de O2 e CO2.
E
Numa crise de asma com sibilância seguida por silêncio respiratório é sinal de regressão do quadro.
Neonato, pequeno para idade gestacional, em regime de alojamento conjunto, apresenta letargia, apatia, tremores de extremidades e apneia. Foi instituída hidratação venosa com infusão de glicose e ventilação com pressão positiva, com rápida melhora do quadro. Diagnosticado hipoglicemia neonatal. Qual o mecanismo fisiopatológico provável para hipoglicemia desse neonato?
Paciente chega ao ambulatório de referência encaminhado pela Unidade de Saúde com os seguintes exames : HbsAg – (+), AntiHBc total – (+), HbeAg – (-), AntiHBe – (+), antiHVA – (+), AntiHCV – (-), transaminases dentro dos limites normais. Assintomático. Analise as afirmativas abaixo: 1. O paciente é portador de Hepatite B com mutação pré-core. 2. O paciente é portador de Hepatite A considerando a presença do marcador AntiHAV positivo. 3. Deverá ser realizado a quantificação do HBVDNA por PCR, com a finalidade de avaliar a condição de portador ativo ou inativo. 4. Os exames apresentados são suficientes para definir a necessidade de tratamento imediato com antivirais, considerando a presença do HbsAg positivo.
Das seguintes afirmativas sobre baixo peso ao nascer (BPN), assinale a correta.
Um paciente de 15 anos tem múltiplos angiomas de retina e cistos de rins e pâncreas. Qual dos tumores do SNC abaixo relacionados é mais comum nesse caso?
Compartilhar