Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Em relação às diarreias, é incorreto afirmar que:

A
A principal causa de diarreia aguda nos adultos é infecciosa.
B
A colite pseudomembranosa é causada pela toxina do Clostridium Difficile, cujo crescimento é facilitado pela mudança na flora bacteriana do cólon induzida por antimicrobianos.
C
O adenocarcinoma colônico e menos comumente os linfomas e os tumores neuroendócrinos podem cursar com diarreia crônica.
D
A intolerância à lactose pode cursar com diarreia crônica, sendo tratada com a retirada da lactose da dieta.
E
Na diarreia aguda pela E. Coli O157:H7, a droga de escolha para o tratamento é a ciprofloxacina.
Homem, 25 anos de idade, pesando 80 kg, sofreu queimadura ao acender a churrasqueira com álcool. Houve queimadura na metade inferior do tronco anterior, todo o membro superior direito, face anterior do membro superior esquerdo, todo o membro inferior direito e a face anterior do membro inferior esquerdo. Jogaram-no na piscina e logo a seguir levaram-no para o hospital, onde chegou 30 minutos após o acidente, queixando-se de muita dor. Todas as áreas queimadas estavam com bolhas, algumas íntegras e a maioria rotas. Assinale a alternativa CORRETA relativa ao atendimento inicial.
Mulher, 23 anos de idade, apresenta corte de 5 cm de extensão na região frontal da face, passando pela sobrancelha. A conduta é:
A traqueostomia deve ser realizada, de preferência, do segundo ao quarto aneis traqueais. Se realizada:
Motociclista, 24 anos de idade, sem capacete, sofre traumatismo cranioencefálico ao ser atingido por um carro. Chega ao pronto-socorro completamente imobilizado. Não responde a estímulos verbais ou dolorosos e não mexe os membros. A PA é de 70/60 mmHg, a FC de 40 batimentos por minuto e a FR de 35 incursões por minuto. O primeiro passo no tratamento deste paciente é:
Compartilhar