Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Reumatologia

Em relação às diferentes preparações de corticoesteroides, assinale a alternativa correta.

A
A hidrocortisona é considerada um corticoesteroide de ação longa, com meia vida maior que 48 horas
B
A metilprednisolona possui potência mineralocorticoide maior que a prednisona
C
A hidrocortisona possui potência glicocorticoide maior que a prednisona
D
A dexametasona é considerada um corticoesteroide de ação curta, com meia-vida menor que 12 horas
E
A dexametasona possui potência glicocorticoide maior que a metilprednisolona
A ocorrência de corpos estranhos localizados nas cavidades nasais, nas orelhas e na orofaringe é motivo de frequentes consultas em serviços de emergência. Sobre esse tipo de ocorrência, é correto afirmar:
Menina de 2 anos, com febre alta (> 39°C), otalgia e otorreia purulenta em ouvido direito. Em uso de amoxicilina há 48 horas, houve piora do quadro com aparecimento de hiperemia e dor na região retroauricular. A conduta adequada neste caso será:
Homem de 60 anos, sem comorbidades, totalmente assintomático, procura urologista para realizar exame da próstata. Ao exame físico apresenta próstata de 40 gramas, fibroelástica, sem nódulos. PSA = 6,2 ng/dL. Submetido à biópsia prostática que revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3) em 50% de 5 fragmentos entre 14 analisados. Indique a alternativa correta:
Homem, 72 anos, previamente com hipertensão arterial e sem outras comorbidades sabidas prévias. Chega ao pronto socorro contando história de dor abdominal em hipocôndrio direito. Ao exame físico está estável, pulsos periféricos todos palpáveis e massa abdominal pulsátil indolor em mesogástrio e dor a palpação de hipocôndrio direito. Ao ultrassom visualizado cálculos biliares em grande quantidade não obstrutivos e dilatação da aorta abdominal de 6cm de diâmetro. Assinale a alternativa que representa a conduta recomendada neste caso:
Compartilhar