Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação às doenças exantemáticas e suas características, relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita. (I) Exantema recrudescente; (II) Descamação furfurácea, com mudança do exantema para coloração acastanhada; (III) Sinal de Filatow; (IV) Descamação periungueal; (V) Sinal de Forscheimer. (A) Sarampo; (B) Rubéola; (C) Escarlatina; (D) Eritema infeccioso; (E) Kawasaki. Assinale a alternativa que contém a associação correta.

A rotina de atendimento de recém-nascidos prevê ações de saúde no campo da prevenção que podem ser exemplificadas abaixo. Das medidas de promoção de saúde abaixo, é incorreto afirmar que:
Paciente de 75 anos fez uma cirurgia de hernioplastia inguinal convencional direita pela técnica de Bassini há 6 meses. Há dois meses começou com dor e abaulamento ao esforço, foi diagnosticada recidiva da hérnia e proposto hernioplastia laparoscópica com aposição de tela. São motivos para a realização de antibioticoprofilaxia:
Paciente masculino, 45 anos, procurou serviço de emergência com dor precordial opressiva de forte intensidade iniciada há cerca de 30 minutos. Realizou eletrocardiograma (ECG) que evidenciou supradesnivelamento do segmento ST DE 2 mm de V1 a V4, o que fez com o plantonista optasse pelo tratamento fibrinolítico. Em relação ao benefício deste tratamento é correto afirmar que:
A doença ocupacional cuja característica anatomo-patológica é a granulomatose tipo sarcoide é:
Compartilhar