Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Em relação às doenças hemolíticas, é correto afirmar:

A
A esferocitose hereditária está relacionada com a deficiência da enzima ADAMTS13.
B
A deficiência da enzima G6PD é uma forma rara de anemia hemolítica com penetração autossômica recessiva.
C
Na deficiência de G6PD, o tratamento geralmente proposto é a esplenectomia.
D
Septicemia por Clostridium pode desencadear quadro hemolítico.
E
A hemoglobina F da anemia falciforme confere à hemácia maior resistência contra hemólise da malária.
Uma paciente de 50 anos de idade que já foi submetida à quimioterapia sistêmica para linfoma apresenta hematúria macroscópica. O agente quimioterápico que pode causar cistite hemorrágica é:
Responda a próxima questão considerando o caso clínico que segue. Paciente do sexo masculino, 38 anos, pedreiro, casado, natural e procedente de Natal, é admitido em pronto-socorro queixando-se de dor abdominal difusa e febre alta, que se seguiu a sonolência. O acompanhante revela que o quadro se instalou nas últimas 48 horas e que o paciente é portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica. Ao examiná-lo, o médico evidencia sonolência, miose, taquisfigmia, temperatura de 38 graus centígrados, torpor. Não há sinais de irritação meningo-radicular. A ausculta cardiopulmonar não acrescenta novos dados. O exame abdominal revela ascite tensa. A intervenção terapêutica correta para esse caso é:
Paciente de 68 anos, sexo masculino, veio ao banco de sangue, em consulta ambulatorial, com quadro de astenia, hiporexia e queda do estado geral há duas semanas. Nega outros sintomas associados. Foi encaminhado ao hematologista pela unidade básica de saúde, pois o resultado de um hemograma revelou anemia. Tem antecedente de hipotiroidismo e vitiligo. Ele relata o uso de Levotiroxina 100 mcg ao dia. Exame Físico Normal. hemograma: Hb/Ht: 10/30 (VCM: 120/HCM: 27); leuco: 2700 (bast: 2%/seg: 70%/eosino: 2%/ basof: 1%/ linf: 24%/ mono: 1%); plaquetas: 85.000. Análise morfológica de sangue periférico: presença de granulócitos plurissegmentados. Nesse caso, a principal hipótese diagnóstica é:
Câncer de vesícula biliar é uma doença agressiva que incide predominantemente em pessoas idosas. São fatores de risco para essa patologia, EXCETO:
Compartilhar