Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Em relação às doenças inflamatórias intestinais, é CORRETO afirmar:

A
A colite ulcerativa é uma doença de acometimento transmural do intestino, cursando, portanto, com manifestações de obstrução intestinal.
B
O acometimento da mucosa na Doença de Crohn é contínuo, enquanto na colite ulcerativa há áreas de mucosa doente intercaladas com mucosa normal.
C
O achado de reto com mucosa normal à colonoscopia, praticamente, exclui do diagnóstico de colite ulcerativa.
D
A evolução para carcinoma colorretal é mais comum na Doença de Crohn que na colite ulcerativa
Em pacientes que se encontram em nutrição parenteral, a necessidade diária de potássio situa-se entre:
A bexiga hiperativa é caracterizada por urgência miccional, com ou sem incontinência de urgência e associada ao aumento da frequência miccional, podendo ser primária (idiopática) ou secundária. São causas conhecidas de bexiga hiperativa:
O câncer cervical (uterino) invasivo é considerado evitável, porque possui um longo estado pré-invasivo, existem programas de rastreio com citologia cervical, e o tratamento das lesões pré-invasivas é efetivo. Quanto ao câncer cervical:
Frente a uma mulher, sexualmente ativa com dor pélvica, dispareunia ou diante de sinais de dor à palpação das fossas ilíacas ou muco cervical turvo ou purulento ou friabilidade cervical, deve-se ter em mente providenciar o tratamento no momento da consulta dos seguintes patógenos:
Compartilhar