Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Em relação às doenças inflamatórias intestinais, é CORRETO afirmar:

A
A colite ulcerativa é uma doença de acometimento transmural do intestino, cursando, portanto, com manifestações de obstrução intestinal.
B
O acometimento da mucosa na Doença de Crohn é contínuo, enquanto na colite ulcerativa há áreas de mucosa doente intercaladas com mucosa normal.
C
O achado de reto com mucosa normal à colonoscopia, praticamente, exclui do diagnóstico de colite ulcerativa.
D
A evolução para carcinoma colorretal é mais comum na Doença de Crohn que na colite ulcerativa
Injúrias vasculares retroperitoneias no trauma geralmente são detectadas durante a laparotomia exploradora de urgênia. Em relação a essas lesões, é correto afirmar que aquelas ocorridas na:
Para um homem idoso, com um infarto do miocárdio pregresso, foi indicado o uso de ácido acetilsalicílico para prevenção secundária de novas síndromes coronarianas. Dentre as seguintes, a dose diária que melhor une as características de prevenção e menor custo é:
Em relação à litíase biliar, é correto afirmar:
Paciente com 35 semanas de idade gestacional dá entrada no pronto-socorro referindo dor importante no hipocôndrio direito. Ao exame clínico, a gestante apresentava pressão arterial de 100/80 mmHg; com dor intensa a palpação superficial e profunda do hipocôndrio direito e útero de tonicidade normal compatível com a idade gestacional. Edema maleolar moderado e proteinúria de +++, batimentos cárdio-fetais 140 bpm. Exame especular e toque apresentando colo fechado. USG abdominal e obstétrica normais, com placenta tópica. Enzimas hepáticas elevadas com plaquetopenia e hemólise. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar