Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Preventiva

Hematologia

Em relação às doenças ocupacionais, quais são as substâncias e os agentes causadores de aplasia medular?

A
Benzeno e radiações ionizantes.
B
Brometo de metila e radiações ionizantes.
C
Benzeno e anilina.
D
Benzeno e vibrações localizadas.
E
Brometo de metila e vibrações localizadas.
Paciente masculino, com 37 anos, apresenta - se com queixas de dores lombares esporádicas, nega febre e a diurese está presente. Ultrassom mostra imagem comp atível com cálculo na pelve renal direito, com 2,3 cm, sem hidronefrose. O Raio X não apresenta imagens radiopacas na topografia do trato urinário. Exames revelam: Creatinina 0.83 mg/dl, ácido úrico 7,7 mg/dl, sumário de urina com Ph 5, densidade 1020 leuc ócitos 2 e eritrócitos 1, com presença de inúmeros cristais de urato amorfos. O médico do atendimento primário conclui que se trata de um cálculo de ácido úrico. A conduta correta para esse paciente é realizar:
O VII nervo craniano é composto de dois sistemas aferentes: o nervo coclear e o nervo vestibular. Na avaliação do ramo coclear com diapasão é possível identificar se a surdez é de condução ou se é neurossensorial, utilizando os testes de Rinne e Webber. Assinale a opção correta:
Homem de 73 anos, tabagista, busca atendimento com dor em membro inferior direito há meses, tem claudicação intermitente e diminuição progressiva na distância da deambulação. Exame físico: pulsos diminuídos na extremidade do membro inferior direito e diminuição de temperatura. Deve-se:
Para o tratamento cirúrgico do cisto tireoglosso é necessário que seja feita a ressecção parcial:
Compartilhar