Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Preventiva

Hematologia

Em relação às doenças ocupacionais, quais são as substâncias e os agentes causadores de aplasia medular?

A
Benzeno e radiações ionizantes.
B
Brometo de metila e radiações ionizantes.
C
Benzeno e anilina.
D
Benzeno e vibrações localizadas.
E
Brometo de metila e vibrações localizadas.
Paciente jovem, no 5º pós-operatório de hemicolectomia direita, apresenta febre de 39 ºC, taquipneia, taquicardia, parada de eliminação de gases e fezes, dor abdominal e distensão abdominal. A complicação pós-operatória em questão diz respeito a:
Em relação à violência sexual (estupro), considere as assertivas abaixo: I - afeta principalmente as mulheres com menos de 20 anos; o crime geralmente é sub-relatado, e o agressor, na maioria das vezes, é conhecido da vítima. II - no primeiro atendimento, deve-se solicitar teste de gravidez, VDRL, Anti-HIV, Anti-HCV, HBsAg e coletar secreção vaginal e retal para análise (pesquisa de clamídia, ureoplasma, micoplasma, gonococo). III - se houver falha na anticoncepção de emergência, a paciente engravidar e se não for seu desejo levar a gestação a termo, o abortamento poderá ser realizado. Qual a alternativa correta?
Os Aneurismas da Aorta Abdominal (AAA) são de importância especial por se tratar daqueles mais frequentes na prática clínica. Na maioria das vezes são assintomáticos e detectados em exames de rotina ou de forma ocasional. Qual o principal fator de risco de ruptura do AAA?
Um lactente de 4 meses, do sexo masculino, é levado à consulta de puericultura. Explorando os dados de história, verifica-se que a criança é o quarto filho do casal, que o mesmo nasceu de 34 semanas com peso de nascimento de 1 900 g e que é alimentado com leite de vaca. Os pais são fumantes e o bebê é freqüentemente colocado para dormir na posição prona. Diante deste histórico o pediatra preocupa-se com o potencial para síndrome da morte súbita do lactente, pois todas as características apuradas são fatores de risco, EXCETO:
Compartilhar