Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Reumatologia

Em relação às doenças renais, assinale a alternativa incorreta.

A
Oligúria é ocorrência obrigatória na insuficiência renal aguda.
B
As penicilinas estão entre as medicações que podem se associar a nefrite intersticial aguda.
C
Em adultos, a causa mais comum de síndrome nefrótica é a nefropatia membranosa aguda.
D
Diabetes e amiloidose podem levar à doença glomerular.
E
A glomerulonefrite aguda pode decorrer do depósito de complexos imunes circulantes.
Adolescente de 15 anos de idade previamente hígida é levada ao serviço de urgência com relato de febre há 3 dias, acompanhada de dor no hemitórax direito. Ao exame: 39ºC, taquicardia, murmúrio vesicular diminuído em 1/3 inferior do hemitórax direito. Radiologia do tórax revela consolidação na base direita. Neste caso, o agente etiológico mais provável e seu antibiótico de escolha é:
Em relação à análise do líquido pleural na tuberculose de pleura, pode-se afirmar que:
Homem de 65 anos procurou o pronto-socorro com queixa de dificuldade miccional há três anos, caracterizada por micção com jato fraco e gotejamento terminal, intervalo miccional diurno de aproximadamente uma hora e nictúria de quatro vezes por noite. Há uma semana refere aumento da frequência miccional com micções a cada 10 minutos em pequena quantidade e jato urinário reduzido. Há dois dias apresenta quadro de fraqueza e vômitos. Ao exame físico, apresenta-se afebril, eupneico, pulso = 8 bpm; PA = 150 x 100 mmHg; globo vesical palpável na altura da cicatriz umbilical e o toque retal revelou próstata aumentada com nódulo endurecido de cerca 8 mm na base do lobo lateral D. Os exames complementares revelaram ureia = 90 mg/dl; creatinina = 8,5 mg/dl; sódio = 142 mEq/L e potássio 4,8 mEq/L. A ultrassonografia mostrou bexiga de esforço com resíduo pós-miccional de 400 ml e próstata com peso aproximado de 70 g, além de uretero-hidronefrose bilateral. A melhor conduta inicial consiste em:
Paciente, 7 anos de idade, procedente da zona rural, é internado com quadro de dor abdominal há 3 dias em cólica de média intensidade, anorexia, tosse e febre diária de baixa intensidade. Ao exame, REG é nutricional, palidez cutaneomucosa. Abdome volumoso, SM visceromegalias, doloroso à palpação. Hemograma com 9400 leucócitos, 58% segm., 1% bast., 10% eosinófilo, anemia microcítica e hipocrômica moderada (Hb: 7,0; Ht: 26%), ausência de células anormais. RX de tórax com infiltrado inflamatório intersticial. Para o diagnóstico, deve-se solicitar:
Compartilhar