Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Em relação às doenças reumatológicas, marque a opção incorreta:

A
Rigidez matinal, artrite simétrica de três ou mais áreas, artrite de articulações das mãos (punho, interfalageanas proximais e metacarpofalangeanas) durando 7 semanas são critérios definidores de artrite reumatoide segundo o Colégio Americano de Reumatologia.
B
O grupo das espondiloartropatias é representado pela espondilite anquilosante, artrite psoriásica, artrite reativa e artrite enteropática.
C
Paciente masculino, 28 anos, com dor lombar há 4 meses que melhora com exercício e não é aliviada pelo repouso, cuja radiografia mostra uma sacroileíte grau 3 unilateral, tem diagnóstico de espondilíte anquilosante.
D
O diagnóstico de gota é determinado pelo encontro de cristais de monourato de sódio no líquido sinovial, birrefringentes quando expostos à luz polarizada, e hiperuricemia. A crise aguda deve ser tratada com colchicina e alopurinol deve ser de imediato instituído para aqueles pacientes com hiperuricemia e excreção urinária de ácido úrico elevada.
E
Nenhuma das respostas acima está incorreta.
Paciente de 58 anos, sexo feminino, é submetida à colecistectomia laparoscópica eletiva, sem intercorrências. Apresenta febre de 38,3°C 24 horas após a operação. Qual é a causa mais comum de febre nesse paciente?
Associe os diagnósticos diferenciais de olho vermelho (coluna da esquerda) aos quadros clínicos (coluna da direita). 1- Glaucoma agudo; 2- Uveíte anterior; 3-Conjuntivite viral aguda; 4- Ceratite bacteriana aguda; 5- Blefarite; () Dor ocular, borramento visual unilateral e miose em portador de artrite reumatoide; () Dor ocular unilateral, náuseas e/ou vômitos, redução de acuidade visual, percepção de halos coloridos, medríase e opacidade corneana difusa em paciente previamente hígido; () Dor ocular unilateral, redução da acuidade visual, blefaroespasmo, epífora importante e lesão esbranquiçada no centro da córnea em paciente usuário de lentes de contato. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Criança de 3 anos com coriza e febre baixa há 3 dias evoluiu com tosse rouca, estridor inspiratório e retrações supraesternal e subcostais. Não apresenta disfagia ou sialorreia. O diagnóstico mais provável é:
Qual é o tratamento proposto para uma criança de 4 anos com diagnóstico de rinofaringite viral?
Compartilhar