Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Em relação as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST):

A
A Chlamydia trachomatis é uma bactéria gram-positiva intracelular obrigatótia
B
A Neissena gonorrhaeae é um diplococo gram-positivo que pode ser identificado em amostras endocervicais coradas pelo gram
C
O treponema pallidum é uma bactéria espiroqueta que não cora pelo gram e não cresce em meios de cultura artificiais
D
As DSTs não interferem na transmissão e aquisição do HIV
Todas as afirmativas abaixo são incorretas, exceto:
Paciente feminino, 68 anos, procurou o seu consultório para avaliação de rotina. Relata hipertensão arterial e encontra-se em uso de losartan 50mg ao dia. Nega outras doenças. Os exames iniciais revelaram glicemia em jejum de 132mg/dl, colesterol total de 238mg/dl, HDL colesterol 42mg/dl, triglicerídeos 155mg/dl, função renal normal. Em exame confirmatório a paciente apresenta glicemia em jejum de 128mg/dl. Em relação à conduta a ser tomada neste caso, assinale a alternativa CORRETA:
A mucormicose é uma infecção grave, de etiologia fúngica, que pode ser fatal devido a uma rápida disseminação da infecção pela capacidade dos fungos em invadir e se propagar dentro dos vasos sanguíneos, resultando em infarto de tecidos acometidos. Aponte a alternativa que NÃO corresponde a essa doença, que está relacionada à população diabética.
São considerados fatores preditores de fibrose em pacientes portadores de esteatose hepática vista ao ultrassom e podem auxiliar na indicação de biópsia hepática:
Compartilhar