Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Em relação às doenças tireoidianas, podemos afirmar que:

A
carcinoma folicular da tireoide é o tumor mais frequente desta glândula
B
bócio endêmico não tóxico nem sempre implica a participação de fatores ambientais
C
o hipotireoidismo primário deve sempre apresentar níveis aumentados de TSH sérico
D
a crise tireotóxica pós-operatória é raramente prevenida pelo uso prévio de drogas antitireoidianas
E
a tireoidite de Hashimoto, quando associada com hepatite crônica, apresenta aumento sérico dos anticorpos anti-músculo liso
Paciente de 58 anos, sexo feminino, é submetida à colecistectomia laparoscópica eletiva, sem intercorrências. Apresenta febre de 38,3°C 24 horas após a operação. Qual é a causa mais comum de febre nesse paciente?
Menino de 7 anos apresentou mal súbito durante uma aula de judô. O instrutor, com treinamento em suporte básico de vida, verificou que a criança não respondia às "sacudidas" nem respirava. Assinale a alternativa que contém a sequência de condutas mais adequadas a serem realizadas imediatamente pelo instrutor.
Associe os diagnósticos diferenciais de olho vermelho (coluna da esquerda) aos quadros clínicos (coluna da direita). 1- Glaucoma agudo; 2- Uveíte anterior; 3-Conjuntivite viral aguda; 4- Ceratite bacteriana aguda; 5- Blefarite; () Dor ocular, borramento visual unilateral e miose em portador de artrite reumatoide; () Dor ocular unilateral, náuseas e/ou vômitos, redução de acuidade visual, percepção de halos coloridos, medríase e opacidade corneana difusa em paciente previamente hígido; () Dor ocular unilateral, redução da acuidade visual, blefaroespasmo, epífora importante e lesão esbranquiçada no centro da córnea em paciente usuário de lentes de contato. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
O Ministério da Saúde iniciou este ano a aplicação da vacina tetravalente viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela) em crianças de 15 meses de idade. Em relação à vacina contra varicela, é INCORRETO afirmar:
Compartilhar