Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Em relação às doenças tireoidianas, podemos afirmar que:

A
carcinoma folicular da tireoide é o tumor mais frequente desta glândula
B
bócio endêmico não tóxico nem sempre implica a participação de fatores ambientais
C
o hipotireoidismo primário deve sempre apresentar níveis aumentados de TSH sérico
D
a crise tireotóxica pós-operatória é raramente prevenida pelo uso prévio de drogas antitireoidianas
E
a tireoidite de Hashimoto, quando associada com hepatite crônica, apresenta aumento sérico dos anticorpos anti-músculo liso
Em relação às hepatites virais, é CORRETO afirmar:
Homem, 56a, procura Atendimento Médico devido apresentar lesão necrótica em quinto pododáctilo do pé esquerdo, associada a dor em repouso. Apresenta história pregressa de disfunção erétil, claudicação intermitente até região glútea. Ao exame físico observa-se ausência dos pulsos femorais bilateralmente. Este quadro clínico é conhecido pelo epônimo de qual cirurgião e corresponde a qual achado anatômico?
Com relação à hepatite A, considerar as assertivas abaixo: I - A contaminação pelo vírus da hepatite A ocorre pela via fecal-oral. II - Nos países em desenvolvimento, cerca de 80% a 90% da população adulta possui anticorpos lgG anti-VHA. III - O vírus da hepatite A não torna seu portador crônico nem causa doença crônica. É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):
Um menino de dois anos de idade teve uma convulsão febril vem ao seu consultório um dia após ter sido atendido no serviço de emergência. Ele está afebril no momento, ativo. Sua mãe informa que ele está tomando antibióticos para uma otite diagnosticada na véspera. Ela deseja saber o que esperar no futuro a respeito de sua situação neurológica. Você diz para ela:
Compartilhar