Em relação às fraturas expostas: I - São comuns na tíbia devido à falta de cobertura muscular em toda a sua face anteromedial. II - De acordo com a classificação de Gustilo e Anderson, as fraturas expostas da tíbia, com ferida da pele menor do que um centímetro, mas com radiografia demonstrando fratura segmentar, são classificadas como grau III. III - Em fratura exposta grau I (Gustilo e Anderson), deve-se iniciar esquema antibiótico com Cefalosporina de Primeira Geração e Aminoglicosídeo. IV- Os objetivos do tratamento cirúrgico das fraturas expostas da tíbia consistem em lavagem mecânica e cirúrgica, desbridamento dos tecidos desvitalizados e estabilização da fratura. V - A classificação de Gustilo e Anderson leva em consideração a extensão da lesão de pele apenas. Quais das afirmativas acima estão CORRETAS?
A
I, II e III.
B
II, IV e V.
C
I, II, IV e V.
D
I, II e IV.
E
Todas estão corretas.
Outras questões
Laura, 17 anos, com uma erupção malar tipo “asa de borboleta”, anemia com reticulocitose, artrite não erosiva e pleurite procurou sua pediatra, a qual solicitou um autoanticorpo, cujo resultado evidenciou altos títulos. A médica associou esse achado ao estágio de doença em atividade e à nefrite. Provavelmente, tratava-se de um quadro de
D. Risalva, grávida, descobriu que tinha sífilis através do VDRL. Realizou o tratamento preconizado por sua obstetra, à base de penicilina. Posteriormente, seu recém-nascido, Silvinho, também apresentou um VDRL positivo, porém com título inferior ao materno. Em relação a esses resultados, seria CORRETO afirmar:
Roger tem 4 meses, é filho da advogada Luiza, e fica em creche desde os 3 meses. Na avaliação semanal pelo pediatra da creche, ele identifica que Roger está choroso, irritado, esfregando os pés um no outro. Há lesões papulocrostosas no tronco e nos membros e lesões vesicocrostosas nas plantas dos pés. Leilane, cuidadora da creche, tem lesões papulocrostosas e pruriginosas sob as mamas, nas axilas e entre os dedos das mãos. O tratamento recomendado para Roger é com:
Homem, 23 anos, sofre queimadura elétrica em objeto próximo a cabo de alta tensão, ficando temporariamente desacordado. Na Emergência, está lúcido e coerente, com lesão deprimida, acinzentada, circundada por área de hiperemia na mão D. A urina está escura. Em relação a este caso, são apresentadas as afirmativas abaixo: I. Deve-se revisar 24 horas após o desbridamento inicial, pois a área de necrose costuma ser posteriormente mais extensa. II. As maiores lesões musculares ocorrem junto a estruturas ósseas, onde há maior calor de resistência. III. É necessária imediata reposição líquida, mesmo sem confirmação laboratorial de mioglobinúria. Qual é a alternativa correta?