Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Em relação às hérnias da região inguinofemoral, pode-se afirmar que:

A
O uso de reparo anterior sem o uso de tela de polipropileno, apesar de seu alto índice de recidiva, deve ser considerado em casos de estrangulamento com ressecção intestinal.
B
Pelo baixo índice de encarceramento, as hérnias femorais podem ser manejadas apenas com conduta expectante.
C
A técnica de Lichtenstein é a mais utilizada atualmente, pois a tela é colocada de forma a ocluir todo o orifício miopectíneo, prevenindo o surgimento de hérnias femorais.
D
Hérnias com grande volume de alças em seu interior e com anel herniário alargado são as que mais comumente apresentam estrangulamento.
E
Em mulheres, as hérnias femorais são mais frequentes que as hérnias inguinais.
Paciente de 35 anos, sexo masculino, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar persistente há seis meses. Refere que a mesma é pior ao acordar e melhora ao longo do dia com movimentação ou exercícios. Procurou pronto-socorro há alguns meses, tendo recebido receita de anti-inflamatório, do qual faz uso eventual com melhora parcial do quadro. Exame físico mostrou dor à palpação das articulações sacroilíacas e restrição da flexão da coluna (teste de Schober positivo). Exames laboratoriais recentes estão normais. Radiografia de tórax e de sacroilíacas estão normais. Considerando a principal hipótese diagnóstica para este paciente, qual a conduta terapêutica mais adequada no momento?
Durante uma visita de rotina ao pediatra, um garoto de 10 anos de idade apresenta uma glicemia de 220 mg/dL. Após mais algumas perguntas, relata a mãe que ele sempre parece sedento e perdeu vários quilos ao longo dos últimos meses, os quais havia atribuído à intensa prática de futebol e à agitação de sua vida diária. Um exame-fita de urina no consultório mostra 4+ de glicose e 2+ de cetonas. Seus exames iniciais de laboratório mostram Na+ 132, K+ 3,7, Cl- 110, HCO3- 15, glicose 220, ureia 18, creatinina 0,5. Glicemias de jejum em dois dias consecutivos confirmaram os valores iniciais. Nenhuma outra alteração física ou laboratorial é descrita. Com base nessas informações, a etapa inicial mais adequada no cuidado do paciente é:
A causa mais comum de fístula colo-vesical é:
Assinale a alternativa que apresenta uma indicação de drenagem pleural em derrames parapneumônicos:
Compartilhar