Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Em relação às hérnias da parede abdominal, marque a alternativa INCORRETA:

A
As hérnias inguinais são o tipo mais frequente e predominam no sexo masculino na proporção de 9:1.
B
As hérnias femorais apresentam quadro clínico de abaulamento e dor inguinal ou na raiz da coxa. Raramente ocorre encarceramento.
C
No adulto, a hérnia umbilical é a mais associada à obesidade, multiparidade, ascite e massas abdominais volumosas.
D
As hérnias epigástricas compreendem os defeitos da parede abdominal localizados na linha média, entre a cicatriz umbilical e o apêndice xifoide. O seu conteúdo, na maior parte dos casos, é constituído de gordura pré-peritoneal.
Um paciente de 49 anos sabe ser portador de Diabetes Mellitus há cerca de 5 anos. Refere que há mais ou menos seis meses vem apresentando dificuldade na deambulação e que, há dois meses, só consegue andar com apoio. Ao exame neurológico é obervada marcha paraparética-atáxica e paresia dos quatro membros, sendo mais acentuada nos inferiores. Reflexos profundos abolidos, hiperestesia plantar com hipoestesia “em bota”. Ataxia nos quatro membros que piora com os olhos fechados e distúrbio de sensibilidade profunda. Pergunta-se, o paciente apresenta:
Francisca Ribeiro, 26 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde queixando­-se de febre alta, de início abrupto há três dias, com cefaleia intensa, mal­-estar, dor retro­-orbitária, náuseas, vômitos ocasionais e dois episódios de evacuações líquidas. Paciente na 29ª semana de gestação, sem sangramento por via vaginal. Durante a avaliação diagnóstica, o médico realizou o seguinte exame: com a paciente deitada, insuflou o manguito do esfigmomanômetro até 150mmHg por três minutos. A seguir, desinsuflou o manguito e, num quadrado de 2,5cm por 2,5cm, não observou nenhuma petéquia. Marque a opção ERRADA:
Quanto às drogas vasoativas pode-se afirmar:
A apresentação clínica mais comum da iridociclite crônica em crianças com artrite idiopática juvenil oligoarticular é:
Compartilhar